GEOGRAFIA - PROFESORA ISABEL ( 5 ATIVIDADE)
Atividade de Geografia 3º Bimestre 8º ano A ( 5 atividade)
8 ° Ano A /Geografia
Nome: ____________________________________ nº_______ Série: _________
Revise as anotações das aulas exibidas no dia 30/07, “Desenvolvimento
científico e tecnológico” do (CMSP) Centro de Mídias de São Paulo, e também com o
apoio do Caderno do Aluno – Aluno 8º Ano vol.1 e responda as questões propostas,
para fechamento do 2º Bimestre de 2020.
“Meio técnico-científico-informacional”
O meio técnico-científico-informacional é um conceito muito debatido em geografia
na atualidade, além do conceito tratado na aula anterior sobre Técnica e
Tecnologia observamos que o processo de globalização acelerou a capacidade de
divulgação e disseminação de informação pelo globo. Para compreendermos
melhor esse conceito podemos citar o renomado geógrafo brasileiro pioneiro nesse
assunto, Milton Santos dedicou seus estudos ao tema acima citado, sempre
contextualizando com um outro assunto bem contemporâneo que é a questão da
globalização.
“Meio técnico-científico-informacional corresponde à evolução dos processos de produção
e reprodução do meio geográfico. Para compreender e analisar esse conceito, é
necessário entender a evolução das transformações do espaço, que vão desde o meio
natural, passando pelo meio técnico, até chegar ao meio técnico-científico-informacional. ”
Adaptado do texto do CMSP, citando Milton Santos.30/07/2020
Retomando os temas de tecnologia, ciência e trabalho, podemos observar que
atualmente muitas áreas de trabalho estão sendo substituídas por máquinas,
situação que vem sendo muito debatida e até polêmica. A questão é que o
desenvolvimento científico e tecnológico serve para a melhoria da produção e
reprodução do meio, um exemplo muito bem citado na aula do CMSP foi a questão
da parceria entre as nações, Etiópia, Quênia. Tanzânia e Uganda, para a produção
de alimentos e redução de pragas, a melhoria do cultivo de algumas espécies
trouxe uma agradável melhora no desenvolvimento humano desses países
africanos.
Questões
1. Por que é importante fortalecer essas cooperações entre os países?
2. Na sua opinião, por que um país deve investir em ciência?
3. Você acredita que o Brasil investe o suficiente no desenvolvimento científico e
tecnológico do país? Comente sua resposta.
4. Como você compreende que a produção e reprodução do espaço está
relacionada aos temas debatidos, como por exemplo, como a tecnologia
impacta no seu trabalho e no trabalho em geral?
5. Como a divulgação de informações, no caso a internet, pode contribuir para a
formação de profissionais?
Bons estudos, aguardo vocês em breve.
Professora Isabel Oliveira
Encaminhar as atividades para o endereço eletrônico:
isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE 2
Nome: ____________________________________ nº_______ Série: _________
Revise as anotações das aulas exibidas no dia: 10/07, “Tecnologia, Ciência e
Trabalho” do (CMSP) Centro de Mídias de São Paulo, e também com o apoio do
Caderno do Aluno – Aluno 8º Ano vol.1 e responda as questões propostas, para
fechamento do 2º Bimestre de 2020.
Para esta aula, vamos observar como “o mundo do trabalho” sofre significativos
impactos advindos do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
“Tecnologia, Ciência e trabalho”
“As técnicas e a ampliação do horizonte geográfico
O aprimoramento de técnicas capazes de superar as adversidades e limitações
impostas pelas condições do meio natural, combinado com os efeitos do crescimento
demográfico, permitiu que os seres humanos se dispersassem e se fixassem até mesmo nos
meios mais inóspitos à sua sobrevivência. Hoje, os seres humanos podem ser encontrados
tanto nas zonas extremamente geladas dos polos, como nas regiões secas e áridas dos
grandes desertos e até mesmo no topo das mais altas montanhas do globo. ”
Questões
1. Pesquise e descreva sobre o que é tecnologia?
2. O que você compreende por desenvolvimento científico?
3. Existe alguma ligação entre conhecimento científico e tecnológico? Comente
sua resposta.
4. Qual profissão você pretende seguir? Essa profissão está ligada à tecnologia e
conhecimento científico? Comente sua resposta.
Bons estudos, aguardo vocês em breve.
Professora Isabel Oliveira
Encaminhar as atividades para o endereço eletrônico:
isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade de Geografia 3º Bimestre 9º ano A - B - C ( 5 atividade)
E.E. Padre Antão
Nome: ____________________________________ nº_______ Série: _________
Trabalho
Revise as anotações das aulas exibidas para o 2º Bimestre.
Atividade para compor nota de fechamento do 2º Bimestre de 2020
Deslocamentos populacionais contemporâneos: Migrantes e Refugiados
Palavras chaves: Deslocamento populacional, Repatriados, Descolonização,
Refugiados, Fluxo de Migração, Emigrantes, Imigrantes, Perseguição, Apátridas.
Na questão dos refugiados e a geopolítica na Europa, peço que façam um trabalho
sobre o tema. Deixo um link de uma página onde encontramos (uma opinião) sobre a
situação atual dos Sírios e Libaneses que chegam ilegalmente à costa da Alemanha, e
o caso do Povo que atravessa o Mar Egeu e chega ilegalmente à Ilha de Lesbos, o link
te leva à uma página que fala sobre os 10 principais fluxos migratório, principalmente
na Europa.
Além, de todo o desconforto emocional e físico que esses povos sofrem, milhares
deles, não aguentam terminar o percurso. A foto acima, ilustra parte desse processo, e
isto é somente uma parcela dos acontecimentos e fatos registrados e divulgados
através dos canais de imprensa.
Quem não conseguir acessar esse link, fique à vontade em buscar a informação na
página de sua preferência, desde que seja uma página de cunho informativo e
confiável.
Muito cuidado com sites de Jornais e Revistas, opte sempre por artigos em sites
confiáveis de institutos de pesquisas. Exemplo: o próprio site da ONU.
Neste contexto, quero que procurem saber sobre o principal objetivo da criação da
ONU (Organização das Nações Unidas), pesquisa mencionada no CMSP, mas além
disso, quero que pesquisem a real capacidade e dedicação dessa organização em
relação à questão dos refugiados e a proteção aos Direitos Humanos. Contudo, quero
que busquem fazer uma pesquisa coesa e coerente aos assuntos mencionados, como
um artigo de opinião, na sua redação peço que explique esse processo e além disso,
deixe sua opinião sobre o que encontrou em sua pesquisa.
Podem montar um texto com imagens, representações cartográficas que achar
adequado para ilustrar o tema, como: paisagens, fotografias, charges, gráficos ou
mapas.
Professora Isabel Oliveira
Bons estudos, e até breve!
Enviar as atividades para o endereço eletrônico abaixo:
E-mail: isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
Mande a atividade e suas dúvidas!
Pessoal, percebi que alguns alunos estão com dificuldade para fazer essa atividade. Essa atividade é muito simples. É para escrever um artigo de opinião. Pesquise em sites de busca, ou jornais; ou livros; ou documentários as "palavras-chaves", leia e compare as informações. Então escreva um artigo de opinião.
ResponderExcluirEspero ter ajudado.
Qualquer dúvida, mande um e-mail: isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
Professora, é preciso escrever o texto ou pode só responder as questões?
ResponderExcluirSó às respostas.
ExcluirO artigo tem q ser manuscrito?
ResponderExcluir