GEOGRAFIA - PROFESORA ISABEL ( 5 ATIVIDADE)

Atividade de Geografia 3º Bimestre 8º ano A  ( 5 atividade)

8 ° Ano A /Geografia 


Nome: ____________________________________ nº_______ Série: _________


Revise as anotações das aulas exibidas no dia 30/07, “Desenvolvimento

científico e tecnológico” do (CMSP) Centro de Mídias de São Paulo, e também com o

apoio do Caderno do Aluno – Aluno 8º Ano vol.1 e responda as questões propostas,

para fechamento do 2º Bimestre de 2020.


“Meio técnico-científico-informacional”


O meio técnico-científico-informacional é um conceito muito debatido em geografia

na atualidade, além do conceito tratado na aula anterior sobre Técnica e

Tecnologia observamos que o processo de globalização acelerou a capacidade de

divulgação e disseminação de informação pelo globo. Para compreendermos

melhor esse conceito podemos citar o renomado geógrafo brasileiro pioneiro nesse

assunto, Milton Santos dedicou seus estudos ao tema acima citado, sempre

contextualizando com um outro assunto bem contemporâneo que é a questão da

globalização.

“Meio técnico-científico-informacional corresponde à evolução dos processos de produção

e reprodução do meio geográfico. Para compreender e analisar esse conceito, é

necessário entender a evolução das transformações do espaço, que vão desde o meio

natural, passando pelo meio técnico, até chegar ao meio técnico-científico-informacional. ”

Adaptado do texto do CMSP, citando Milton Santos.30/07/2020

Retomando os temas de tecnologia, ciência e trabalho, podemos observar que

atualmente muitas áreas de trabalho estão sendo substituídas por máquinas,

situação que vem sendo muito debatida e até polêmica. A questão é que o

desenvolvimento científico e tecnológico serve para a melhoria da produção e

reprodução do meio, um exemplo muito bem citado na aula do CMSP foi a questão

da parceria entre as nações, Etiópia, Quênia. Tanzânia e Uganda, para a produção

de alimentos e redução de pragas, a melhoria do cultivo de algumas espécies

trouxe uma agradável melhora no desenvolvimento humano desses países

africanos.


Questões


1. Por que é importante fortalecer essas cooperações entre os países?

2. Na sua opinião, por que um país deve investir em ciência?

3. Você acredita que o Brasil investe o suficiente no desenvolvimento científico e

tecnológico do país? Comente sua resposta.

4. Como você compreende que a produção e reprodução do espaço está

relacionada aos temas debatidos, como por exemplo, como a tecnologia

impacta no seu trabalho e no trabalho em geral?


5. Como a divulgação de informações, no caso a internet, pode contribuir para a

formação de profissionais?

Bons estudos, aguardo vocês em breve.

Professora Isabel Oliveira

Encaminhar as atividades para o endereço eletrônico:

isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE 2


Nome: ____________________________________ nº_______ Série: _________


Revise as anotações das aulas exibidas no dia: 10/07, “Tecnologia, Ciência e

Trabalho” do (CMSP) Centro de Mídias de São Paulo, e também com o apoio do

Caderno do Aluno – Aluno 8º Ano vol.1 e responda as questões propostas, para

fechamento do 2º Bimestre de 2020.

Para esta aula, vamos observar como “o mundo do trabalho” sofre significativos

impactos advindos do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.


“Tecnologia, Ciência e trabalho”


“As técnicas e a ampliação do horizonte geográfico

O aprimoramento de técnicas capazes de superar as adversidades e limitações

impostas pelas condições do meio natural, combinado com os efeitos do crescimento

demográfico, permitiu que os seres humanos se dispersassem e se fixassem até mesmo nos

meios mais inóspitos à sua sobrevivência. Hoje, os seres humanos podem ser encontrados

tanto nas zonas extremamente geladas dos polos, como nas regiões secas e áridas dos

grandes desertos e até mesmo no topo das mais altas montanhas do globo. ”





Questões

1. Pesquise e descreva sobre o que é tecnologia?

2. O que você compreende por desenvolvimento científico?

3. Existe alguma ligação entre conhecimento científico e tecnológico? Comente

sua resposta.

4. Qual profissão você pretende seguir? Essa profissão está ligada à tecnologia e

conhecimento científico? Comente sua resposta.


Bons estudos, aguardo vocês em breve.

Professora Isabel Oliveira

Encaminhar as atividades para o endereço eletrônico:

isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br




 Atividade de Geografia 3º Bimestre 9º ano A - B - C ( 5 atividade)


E.E. Padre Antão



Nome: ____________________________________ nº_______ Série: _________


Trabalho


Revise as anotações das aulas exibidas para o 2º Bimestre.

Atividade para compor nota de fechamento do 2º Bimestre de 2020


Deslocamentos populacionais contemporâneos: Migrantes e Refugiados


Palavras chaves: Deslocamento populacional, Repatriados, Descolonização,

Refugiados, Fluxo de Migração, Emigrantes, Imigrantes, Perseguição, Apátridas.



Na questão dos refugiados e a geopolítica na Europa, peço que façam um trabalho

sobre o tema. Deixo um link de uma página onde encontramos (uma opinião) sobre a

situação atual dos Sírios e Libaneses que chegam ilegalmente à costa da Alemanha, e

o caso do Povo que atravessa o Mar Egeu e chega ilegalmente à Ilha de Lesbos, o link

te leva à uma página que fala sobre os 10 principais fluxos migratório, principalmente

na Europa.

Além, de todo o desconforto emocional e físico que esses povos sofrem, milhares

deles, não aguentam terminar o percurso. A foto acima, ilustra parte desse processo, e


isto é somente uma parcela dos acontecimentos e fatos registrados e divulgados

através dos canais de imprensa.

Quem não conseguir acessar esse link, fique à vontade em buscar a informação na

página de sua preferência, desde que seja uma página de cunho informativo e

confiável.

Muito cuidado com sites de Jornais e Revistas, opte sempre por artigos em sites

confiáveis de institutos de pesquisas. Exemplo: o próprio site da ONU.

Neste contexto, quero que procurem saber sobre o principal objetivo da criação da

ONU (Organização das Nações Unidas), pesquisa mencionada no CMSP, mas além

disso, quero que pesquisem a real capacidade e dedicação dessa organização em

relação à questão dos refugiados e a proteção aos Direitos Humanos. Contudo, quero

que busquem fazer uma pesquisa coesa e coerente aos assuntos mencionados, como

um artigo de opinião, na sua redação peço que explique esse processo e além disso,

deixe sua opinião sobre o que encontrou em sua pesquisa.

Podem montar um texto com imagens, representações cartográficas que achar

adequado para ilustrar o tema, como: paisagens, fotografias, charges, gráficos ou

mapas.


Professora Isabel Oliveira

Bons estudos, e até breve!

Enviar as atividades para o endereço eletrônico abaixo:

E-mail: isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

Mande a atividade e suas dúvidas!




Comentários

  1. Pessoal, percebi que alguns alunos estão com dificuldade para fazer essa atividade. Essa atividade é muito simples. É para escrever um artigo de opinião. Pesquise em sites de busca, ou jornais; ou livros; ou documentários as "palavras-chaves", leia e compare as informações. Então escreva um artigo de opinião.
    Espero ter ajudado.
    Qualquer dúvida, mande um e-mail: isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Professora, é preciso escrever o texto ou pode só responder as questões?

    ResponderExcluir
  3. O artigo tem q ser manuscrito?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY