GEOGRAFIA - PROFESSORA ISABEL (4 ATIVIDADE)
Atividades de Geografia 3º Bimestre 8º Ano A ( 4 atividade)
E. E. Padre Antão
3º Bimestre
8ª Ano A
Nova Ordem Mundial no pós-guerra e o comércio mundial
Retome a questão do fim da Segunda Guerra Mundial, a bipolarização política na
Guerra fria e como os tratados comerciais se desenvolvem no pós-guerra. Após a
abertura econômica e política as relações diplomáticas finalmente estabelecidas.
Vimos nas aulas anteriores a relação entre os continentes América, África e Europa,
retome a questão da expansão marítima, fato que indicamos como: o possível início
da circulação de pessoas e produtos.
Observamos que os países ao redor do mundo podem ser definidos através de
acordos políticos na maioria das vezes, e este fato implica em sérios conflitos étnicos,
culturais e religiosos.
Após a Segunda Guerra Mundial, essa questão torna-se mais visível, a abertura
comercial e a criação de órgão econômicos multilaterais tomam força para
definitivamente consolidar os diversos fluxos entre os continentes.
Contudo, nesse processo de globalização, as indústrias foram se pulverizando pelos
diversos países, onde o designer de um produto pode ser iniciado em um país
europeu, a matéria-prima extraída de um outro país em um continente bem distante da
Europa (América do Sul ou África) e o produto final montado em um terceiro país em
outro continente, (Ásia).
Neste caso, temos um bloco de países que possuem a técnica ou tecnologia, (esse
bloco desenvolve a tecnologia), um bloco de países que desenvolve a matéria-prima e
um terceiro bloco que “fabrica” o produto, chegando a sua linha final de montagem ou
de produção.
Questões
1. Você sabe o que significa a sigla ONU?
2. Qual o papel exercido pela ONU no mundo? Comente quais os principais
objetivos dessa organização?
3. O que são organismos multilaterais? Comente sua resposta.
4. Qual a importância das ações dessas organizações multilaterais no pós-
guerra?
“Chefe da ONU desejou que em 2017, cidadãos, governos e líderes se esforcem para
superar diferenças em benefício da paz”
5. De acordo som os seus conhecimentos, quais são as “diferenças” existente na
sociedade contemporânea que precisa ser superada?
Mande as atividades para o email: isoloveira@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade 3º Bimestre 9º Ano A - B - C - (4 atividade)
E. E. Padre Antão
9ª Ano A, B, C
3º Bimestre
Retome suas anotações sobre a aula de Hegemonia Europeia, nas aulas anteriores
observamos como diversos países europeus impuseram seu poder sobre a economia
no mundo, sobretudo seu poder político e bélico. Leve sua atenção para o contexto
socioespacial, para responder as questões, como aconteceu ou acontece as
transformações territoriais, contudo, atente-se principalmente para as transformações
da paisagem e do espaço.
A Europa é considerada “berço do capitalismo, da Revolução Industrial e do
socialismo real, o continente europeu foi palco das duas guerras mundiais e
desempenha um papel importante no contexto econômico e geopolítico internacional”.
No século XX, foi na Europa que surgiu o primeiro e mais integrado bloco econômico
do mundo: a União Europeia. O continente abriga países de elevado nível de
desenvolvimento socioeconômico e atrai milhares de migrantes.
Basicamente, podemos dizer que a Europa possui os países com os maiores IDH
(Índices de Desenvolvimento Humano) do planeta. A baixa densidade populacional de
algumas regiões do continente é bem expressiva e preocupante, fato que faz
necessário ao intenso fluxo de Imigrantes para repor postos de trabalhos nos três
setores da economia.
Sua natureza possui diversas paisagens, Tundras, Desertos, Florestas entre outras,
mostrando que existe uma Europa muito além da já historicamente conhecida por ser
o “berço da democracia,” sua exuberante paisagem natural costuma atrair atenções
para o Turismo.
Atualmente, um fato que foi mencionado no 2º bimestre, expõe a dinâmica da
população, a questão da Imigração, em especial a questão dos refugiados, é uma
brecha, que persiste desde o fim da Segunda Guerra Mundial e a formação do bloco-
econômico da região a União Europeia no pós-guerra.
Questões:
1. O que você sabe sobre o nível de desenvolvimento socioeconômico dos países
da Europa? Em sua opinião, por que esse continente atrai tantos imigrantes?
2. A fotografia acima, Fig.1 Parque Nacional Trossachs, na Escócia, apresenta
uma área de preservação ambiental no continente europeu. Você acha que as
paisagens naturais na Europa foram modificadas? Por quê? O que você sabe
sobre problemas ambientais nesse continente?
3. Além dos biomas citados neste texto, você conhece os Biomas desse
continente? Cite os principais biomas presentes no continente europeu.
4. A partir de seu conhecimento, indique qual a localização do continente
europeu, considerando as principais coordenadas geográficas, os hemisférios,
a zona térmica e os oceanos. Quais tipos de clima devem predominar nesse
continente, levando em conta a sua localização em termos de zona térmica:
5. Observe a configuração do litoral europeu. Quais são os principais mares e
ilhas?
6. Quais continentes estão próximos da Europa? Comente o que podemos
descrever sobre essas relações?
7. Além do Turismo, qual outra atividade econômica a Europa desenvolve? Cite
as principais atividades econômicas da Europa.
8. Qual dos três setores da economia é o mais desenvolvido no continente
europeu?
9. Faça uma lista com os 10 (dez) países com os maiores IDH (Índice de
Desenvolvimento Humano) no continente europeu.
Bons estudos, até breve!
Professora Isabel
Mandar atividades para: isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
Boa tarde, galerinha!
ResponderExcluirNão esqueçam de colocar o nome, número e série.