GEOGRAFIA - PROFESSORA ISABEL (4 ATIVIDADE)

 Atividades de Geografia 3º Bimestre 8º Ano A ( 4 atividade) 

E. E. Padre Antão

3º Bimestre

8ª Ano A


Nova Ordem Mundial no pós-guerra e o comércio mundial


Retome a questão do fim da Segunda Guerra Mundial, a bipolarização política na

Guerra fria e como os tratados comerciais se desenvolvem no pós-guerra. Após a

abertura econômica e política as relações diplomáticas finalmente estabelecidas.

Vimos nas aulas anteriores a relação entre os continentes América, África e Europa,

retome a questão da expansão marítima, fato que indicamos como: o possível início

da circulação de pessoas e produtos.

Observamos que os países ao redor do mundo podem ser definidos através de

acordos políticos na maioria das vezes, e este fato implica em sérios conflitos étnicos,

culturais e religiosos.

Após a Segunda Guerra Mundial, essa questão torna-se mais visível, a abertura

comercial e a criação de órgão econômicos multilaterais tomam força para

definitivamente consolidar os diversos fluxos entre os continentes.

Contudo, nesse processo de globalização, as indústrias foram se pulverizando pelos

diversos países, onde o designer de um produto pode ser iniciado em um país

europeu, a matéria-prima extraída de um outro país em um continente bem distante da

Europa (América do Sul ou África) e o produto final montado em um terceiro país em

outro continente, (Ásia).

Neste caso, temos um bloco de países que possuem a técnica ou tecnologia, (esse

bloco desenvolve a tecnologia), um bloco de países que desenvolve a matéria-prima e

um terceiro bloco que “fabrica” o produto, chegando a sua linha final de montagem ou

de produção.


Questões

1. Você sabe o que significa a sigla ONU?

2. Qual o papel exercido pela ONU no mundo? Comente quais os principais

objetivos dessa organização?

3. O que são organismos multilaterais? Comente sua resposta.

4. Qual a importância das ações dessas organizações multilaterais no pós-

guerra?

“Chefe da ONU desejou que em 2017, cidadãos, governos e líderes se esforcem para

superar diferenças em benefício da paz”

5. De acordo som os seus conhecimentos, quais são as “diferenças” existente na

sociedade contemporânea que precisa ser superada?


Mande as atividades para o email: isoloveira@professor.educacao.sp.gov.br


Atividade 3º Bimestre 9º Ano A - B - C - (4 atividade) 

E. E. Padre Antão

9ª Ano A, B, C

3º Bimestre

Retome suas anotações sobre a aula de Hegemonia Europeia, nas aulas anteriores

observamos como diversos países europeus impuseram seu poder sobre a economia

no mundo, sobretudo seu poder político e bélico. Leve sua atenção para o contexto

socioespacial, para responder as questões, como aconteceu ou acontece as

transformações territoriais, contudo, atente-se principalmente para as transformações

da paisagem e do espaço.



A Europa é considerada “berço do capitalismo, da Revolução Industrial e do

socialismo real, o continente europeu foi palco das duas guerras mundiais e

desempenha um papel importante no contexto econômico e geopolítico internacional”.

No século XX, foi na Europa que surgiu o primeiro e mais integrado bloco econômico

do mundo: a União Europeia. O continente abriga países de elevado nível de

desenvolvimento socioeconômico e atrai milhares de migrantes.

Basicamente, podemos dizer que a Europa possui os países com os maiores IDH

(Índices de Desenvolvimento Humano) do planeta. A baixa densidade populacional de

algumas regiões do continente é bem expressiva e preocupante, fato que faz

necessário ao intenso fluxo de Imigrantes para repor postos de trabalhos nos três

setores da economia.

Sua natureza possui diversas paisagens, Tundras, Desertos, Florestas entre outras,

mostrando que existe uma Europa muito além da já historicamente conhecida por ser

o “berço da democracia,” sua exuberante paisagem natural costuma atrair atenções

para o Turismo.

Atualmente, um fato que foi mencionado no 2º bimestre, expõe a dinâmica da

população, a questão da Imigração, em especial a questão dos refugiados, é uma

brecha, que persiste desde o fim da Segunda Guerra Mundial e a formação do bloco-

econômico da região a União Europeia no pós-guerra.


Questões:


1. O que você sabe sobre o nível de desenvolvimento socioeconômico dos países

da Europa? Em sua opinião, por que esse continente atrai tantos imigrantes?


2. A fotografia acima, Fig.1 Parque Nacional Trossachs, na Escócia, apresenta

uma área de preservação ambiental no continente europeu. Você acha que as

paisagens naturais na Europa foram modificadas? Por quê? O que você sabe

sobre problemas ambientais nesse continente?


3. Além dos biomas citados neste texto, você conhece os Biomas desse

continente? Cite os principais biomas presentes no continente europeu.


4. A partir de seu conhecimento, indique qual a localização do continente

europeu, considerando as principais coordenadas geográficas, os hemisférios,

a zona térmica e os oceanos. Quais tipos de clima devem predominar nesse

continente, levando em conta a sua localização em termos de zona térmica:


5. Observe a configuração do litoral europeu. Quais são os principais mares e

ilhas?


6. Quais continentes estão próximos da Europa? Comente o que podemos

descrever sobre essas relações?


7. Além do Turismo, qual outra atividade econômica a Europa desenvolve? Cite

as principais atividades econômicas da Europa.

8. Qual dos três setores da economia é o mais desenvolvido no continente

europeu?


9. Faça uma lista com os 10 (dez) países com os maiores IDH (Índice de

Desenvolvimento Humano) no continente europeu.


Bons estudos, até breve!

Professora Isabel

Mandar atividades para: isoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

Comentários

  1. Boa tarde, galerinha!

    Não esqueçam de colocar o nome, número e série.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY