JULIA ARTE
PROF. JULIA - ARTE - 1ºTA,1ºTB,2ºTA,2ºTB,3ºTA,3ºTB,3ºTC e 3ºC
ATIVIDADES PARA O 1ºTA e 1ºTB
A proposta é pesquisar
escrever e refletir sobre “O que é Arte”
Assista os vídeos indicados
abaixo antes de começar sua pesquisa, eles estão aqui indicados como material
de apoio e assistindo-os você vai estar mais preparado(a) para reconhecer um
bom texto, objetivo e claro para ler e me apresentar como resultado, ‘sua
pesquisa”.
A pesquisa deverá conter imagens
que ilustrem exemplos de Arte em momentos diferentes da história da humanidade.
Ao final, você deverá, tendo lido
e refletido sobre o tema pesquisado, escrever um C
Como, na sua opinião os artistas podem
representar o momento que vivemos a pandemia do COVID 19?
Duração do vídeo 4:54’
POR QUE ESTUDAMOS ARTE?
Duração do vídeo 2:48’
O QUE É ARTE?
Duração do vídeo 5:44’
O QUE É ARTE? POR UMBERTO ECO
1. Pesquisa
Tema: “O que é Arte”
Texto e imagens
2.
Resenha crítica
Arte em tempo de Pandemia COVID!
(, como um artista pode ver e retratar este momento ?
Peço especial cuidado na realização do que está sendo proposto, será
avaliado para nota do segundo bimestre.
Dou preferência para atividade digitada e imagem digitalizada, para que
eu possa verificar que você compreendeu e realizou a tarefa de maneira
adequada.
Se tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail disponibilizado. A
atividade realizada no caderno deverá estar LEGÍVEL, caso contrário, poderá haver prejuízo na nota.
Na comunicação por e-mail, coloque SEMPRE no campo ASSUNTO, seu NOME,
seu NÚMERO e sua SÉRIE.
Verifique regularmente o blog da escola, para novas possíveis
atividades.
Procure fazer contato com seus colegas de turma e peça que visitem o
blog e façam as atividades propostas.
ATIVIDADES PARA O 2ºTA e 2ºTB
Arquitetura
urbana: aprenda tudo sobre as intervenções artísticas
Das
mais complexas às mais simples, as intervenções artísticas estão cada vez mais
presentes na arquitetura urbana e são tendências mundial para vê-las, basta
prestar atenção ao redor enquanto circula pelas grandes cidades.
As
opções são variadas: grafites em São Paulo, instalações em Milão e colagens em
Paris. Prédios surpreendentes em Dubai, paredes verdes em Madri e intervenções
de arte em Nova York. Sem falar nas projeções feitas em importantes edificações
turísticas — até o Cristo Redentor já serviu como cenário (no Cristo Redentor
no Rio de Janeiro, já fomos surpreendidos por projeções de luz colorida sobre
ele).
O
objetivo é destacar lugares que muitas vezes passam despercebidos por olhos
desatentos de quem sempre está na correria do dia a dia. O movimento, que já
foi underground*, hoje atrai admiradores dos mais moderninhos aos clássicos. Já
que está em alta, melhor entender tudo sobre assunto, não é mesmo?
(* Underground significa
subterrâneo, em português, e é usado para chamar uma cultura que foge dos
padrões normais e conhecidos pela sociedade. Underground é um
ambiente com uma cultura diferente, que não está na mídia)
O
que é a intervenção urbana?
Intervenção
urbana é um movimento artístico relacionado a qualquer tipo de ação visual
feita em espaços públicos. Ela pode ter um tom de protesto, educativo,
reflexivo ou simplesmente mudar a paisagem de pontos das cidades. A ideia é
despertar a atenção de quem passa por esses lugares.
Onde
as artes podem ser aplicadas?
As
artes estão em todo lugar! No chão, no teto e até nas paredes. Estão também em
pontes, edifícios e em veículos abandonados. Nas poltronas, em mesas e nas
redes de descanso. Atualmente, até pontos comerciais, ambientes corporativos e residenciais
apostam na intervenção artística em suas fachadas.
Tipos
de intervenções artísticas urbanas
Grafite: artes psicodélicas, muitas vezes com cores vibrantes, em estilo 3D e
com elementos caricatos ilustram pontos das metrópoles;
Colagens: lambe-lambes com mensagens e desenhos de protesto e de reflexão.
Adesivos que juntos formam uma única obra artística. As colagens tomam contam
das paredes e postes das cidades;
Vídeos: projeções em prédios, paredes ou monumentos. As imagens podem ser psicodélicas,
de filmes, interativas e muito mais;
Fotografia: fotos do passado, de personagens importantes, de pessoas comuns e de
marcos históricos podem ser ampliadas e expostas nos espaços urbanos. O efeito
é bem interessante;
Materiais alternativos: objetos que seriam jogados fora, itens de
reciclagem, lã, papéis, tecidos, areia, pedras, ou seja, tudo pode virar arte;
Plantas: as trepadeiras são as queridinhas de quem quer contrastar o cinza dos
ambientes urbanos com o verde da natureza. Flores coloridas também dão o tom
quando o assunto é dar vida em meio ao caos.
Artistas
de sucesso dedicados à arte urbana
OSGÊMEOS
Gustavo
e Otávio Pandolfo são irmão conhecidos mundialmente por seus grafites. Eles
desenvolveram técnicas próprias de pinturas e têm obras por países, como:
Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.
Intervenção
Urbana – OsGêmeos
Banksy
O
britânico não revela a sua real identidade, mas é o mais famoso artista urbano
do mundo. Suas artes estão espalhadas pelo mundo e são feitas com a técnica de
estêncil.
Quem é Banksy? (em menos de 5 minutos)
SpY
O
artista espanhol é destaque nas intervenções urbanas. Seu trabalho transforma
elementos urbanos comuns e cotidianos em obras de artes. Barris, câmeras de
segurança e até carros de polícia são matérias-primas para SpY
Atividades
2º bimestre 2020
1. Pesquise Biografia e Intervenções já realizadas pelo
artista EDUARDO KOBRA apresentação desta atividade deverá ser digitada e
conter imagens das Intervenções do artista.
(Este artista já fez muitas Intervenções na cidade de São Paulo e em
outros países portanto, há material vasto, interessante e importante para
pesquisar.
2. Refletindo sobre o tema, o material pesquisado e coletado, escreva um
texto crítico sobre a relação entre Arte, Cidade e Intervenção Artística.
Peço especial
cuidado na realização do que está sendo proposto, será avaliado para nota do
segundo bimestre.
Dou preferência
para atividade digitada e imagem digitalizada, para que eu possa verificar que
você compreendeu e realizou a tarefa de maneira adequada.
Se tiver dúvidas,
entre em contato comigo pelo e-mail disponibilizado. A atividade realizada no
caderno deverá estar LEGÍVEL, caso contrário, poderá haver prejuízo na nota.
Na comunicação
por e-mail, coloque SEMPRE no campo ASSUNTO, seu NOME, seu NÚMERO e sua SÉRIE.
Verifique
regularmente o blog da escola, para novas possíveis atividades.
Procure fazer
contato com seus colegas de turma e peça que visitem o blog e façam as
atividades propostas.
ATIVIDADES PARA O 3ºTA,3ºTB e 3ºTC
Segue, material de apoio sobre o Tema “Intervenção Artística Urbana”
para auxiliar na pesquisa solicitada ao final.
Peço especial cuidado na realização do que está sendo proposto, será
avaliado para nota do segundo bimestre.
Dou preferência para atividade digitada e imagem digitalizada, para
que eu possa verificar que você compreendeu e realizou a tarefa de maneira
adequada.
Se tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail disponibilizado.
A atividade realizada no caderno deverá estar LEGÍVEL, caso contrário, poderá haver prejuízo na nota.
Na comunicação por e-mail, coloque SEMPRE no campo ASSUNTO, seu NOME,
seu NÚMERO e sua SÉRIE.
Verifique regularmente o blog da escola, para novas possíveis
atividades.
Procure fazer contato com seus colegas de turma e peça que visitem o
blog e façam as atividades propostas.
Arquitetura
urbana: aprenda tudo sobre as intervenções artísticas
Das
mais complexas às mais simples, as intervenções artísticas estão cada vez mais
presentes na arquitetura urbana e são tendências mundial para vê-las, basta
prestar atenção ao redor enquanto circula pelas grandes cidades.
As
opções são variadas: grafites em São Paulo, instalações em Milão e colagens em
Paris. Prédios surpreendentes em Dubai, paredes verdes em Madri e intervenções
de arte em Nova York. Sem falar nas projeções feitas em importantes edificações
turísticas — até o Cristo Redentor já serviu como cenário (no Cristo Redentor
no Rio de Janeiro, já fomos surpreendidos por projeções de luz colorida sobre
ele).
O
objetivo é destacar lugares que muitas vezes passam despercebidos por olhos
desatentos de quem sempre está na correria do dia a dia. O movimento, que já
foi underground*, hoje atrai admiradores dos mais moderninhos aos clássicos. Já
que está em alta, melhor entender tudo sobre assunto, não é mesmo?
(* Underground significa
subterrâneo, em português, e é usado para chamar uma cultura que foge dos
padrões normais e conhecidos pela sociedade. Underground é um
ambiente com uma cultura diferente, que não está na mídia)
O
que é a intervenção urbana?
Intervenção
urbana é um movimento artístico relacionado a qualquer tipo de ação visual
feita em espaços públicos. Ela pode ter um tom de protesto, educativo,
reflexivo ou simplesmente mudar a paisagem de pontos das cidades. A ideia é
despertar a atenção de quem passa por esses lugares.
Onde
as artes podem ser aplicadas?
As
artes estão em todo lugar! No chão, no teto e até nas paredes. Estão também em
pontes, edifícios e em veículos abandonados. Nas poltronas, em mesas e nas
redes de descanso. Atualmente, até pontos comerciais, ambientes corporativos e
residenciais apostam na intervenção artística em suas fachadas.
Tipos
de intervenções artísticas urbanas
Grafite: artes psicodélicas, muitas vezes com cores vibrantes, em estilo 3D e
com elementos caricatos ilustram pontos das metrópoles;
Colagens: lambe-lambes com mensagens e desenhos de protesto e de reflexão.
Adesivos que juntos formam uma única obra artística. As colagens tomam contam
das paredes e postes das cidades;
Vídeos: projeções em prédios, paredes ou monumentos. As imagens podem ser
psicodélicas, de filmes, interativas e muito mais;
Fotografia: fotos do passado, de personagens importantes, de pessoas comuns e de
marcos históricos podem ser ampliadas e expostas nos espaços urbanos. O efeito
é bem interessante;
Materiais alternativos: objetos que seriam jogados fora, itens de
reciclagem, lã, papéis, tecidos, areia, pedras, ou seja, tudo pode virar arte;
Plantas: as trepadeiras são as queridinhas de quem quer contrastar o cinza dos
ambientes urbanos com o verde da natureza. Flores coloridas também dão o tom
quando o assunto é dar vida em meio ao caos.
Artistas
de sucesso dedicados à arte urbana
OSGEMEOS
Gustavo
e Otávio Pandolfo são irmão conhecidos mundialmente por seus grafites. Eles
desenvolveram técnicas próprias de pinturas e têm obras por países, como:
Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.
Intervenção
Urbana – OsGêmeos
Banksy
O
britânico não revela a sua real identidade, mas é o mais famoso artista urbano
do mundo. Suas artes estão espalhadas pelo mundo e são feitas com a técnica de
estêncil.
Quem é Banksy? (em menos de 5 minutos)
SpY
O
artista espanhol é destaque nas intervenções urbanas. Seu trabalho transforma
elementos urbanos comuns e cotidianos em obras de artes. Barris, câmeras de
segurança e até carros de polícia são matérias-primas para SpY
Atividades
2º bimestre 2020
1. Pesquise Biografia e Intervenções já realizadas pelo artista
Eduardo Srur
A apresentação desta atividade deverá ser digitada e conter imagens das
Intervenções do artista.
(Este artista já fez muitas Intervenções na cidade de São Paulo
portanto, há material vasto, interessante e importante para pesquisar.
2. Refletindo sobre o tema, o material pesquisado e coletado, escreva um
texto crítico sobre a relação entre Arte, Cidade e Intervenção Artística
ATIVIDADES PARA O ENSINO MÉDIO 3ºC
Tomem atenção aos itens
abaixo
As As atividades aqui
propostas, serão para compor a média do 2º bimestre.
No novas atividades
poderão ser propostas em postagens futuras, fiquem atentos ao blog da escola
I IMPORTANTE
Nã não recebi nenhuma
atividade dos alunos do 3º ano C, Ensino Médio Regular, referente ao 1º
bimestre. Isso significa q que o processo para atribuição de média bimestral está
prejudicado.
Fiq fiquem atentos com as
tarefas e notas neste bimestre e nos que virão.
To todos contamos com a
colaboração do aluno para que, ultrapassado este período de distanciamento das
atividades esc escolares diárias presenciais, possamos retomar o ano letivo e obter
sucesso.
Es estando as atividades concluídas, fotografem e enviem para meu e-mail.
Sugiro que façam digitado e enviado po a a imagem do celular (legível –
certifiquem-se que conseguirei ler), ou digitem as respostas diretamente no
corpo do e-mail a ser enviado.
No e-mail, coloque no
campo ASSUNTO, seu NOME, seu NÚMERO e sua SÉRIE
É OBRIGATÓRIO!
Obrigada, até breve.
Saúde Mental e a Arte
A arte é um caminho que
estreita a relação entre a loucura e a saúde através da criatividade.
Criatividade é entendida como o movimento contra a repetição e a estereotipia;
um ato que amplia as possibilidades do sujeito apresentando-o a uma nova
modalidade de apreensão do mundo por meio da ampliação do contato afetivo com a
realidade.
A presença da arte,
como os ateliês de pintura e escultura, oficinas de dança, literatura, música,
entre outros, nas instituições psiquiátricas, facilita a expressão criativa do
sujeito e pela qual os doentes podem recorrer como uma forma de se comunicar
com o mundo e de se reestruturarem internamente. Esse fato se dá por
proporcionar que as defesas do sujeito sejam restruturadas, permitindo-o fazer
contato, sentir, elaborar outra forma de vida, que não lhe seja ameaçadora. A
arte possibilita, que a quem dela se utiliza, possa exprimir sentimentos nunca
vivenciados, se tornando mais profundo e autêntico
Arte terapia
A reforma psiquiátrica
vem permitindo práticas humanizadas no tratamento de sofrimentos psíquicos. A
“arte terapia” é uma dessas práticas, que pode ser coadjuvante no tratamento,
servindo como instrumento de intervenção voltada ao enfrentamento e à
diminuição do sofrimento psíquico; ou mesmo a saída de um grande sofrimento. Um
caminho para o sujeito perceber as possibilidades de expressão, construção e
reconstrução de suas dificuldades de se relacionar com o mundo e consigo mesmo.
Música
A arte envolve muitas
atividades e conhecimentos que podem ser trabalhados com os pacientes. A
musicoterapia, por exemplo, desempenha um importante papel na vida do indivíduo.
Resgata e ativa o potencial criativo através dos instrumentos. No instante da
criação, a criatividade é vivenciada pelo sujeito de forma espontânea.
É o momento em que se
aprende pela experimentação. Por meio da música, o sujeito pode se diferenciar
de um outro pelo ritmo, por um som produzido, pela repetição de sons, pela
forma de tocá-la, pela intensidade. Tal ação produz um efeito energizante para
quem compõe uma melodia.
vivência com os
instrumentos musicais e seus elementos constitutivos possibilita à criança
autista, através dos sons produzidos, iniciar um processo de comunicação em que
seja menos ameaçador e mais suportável se relacionar.
Ao estabelecer esta
comunicação, novas possibilidades podem ser possíveis a esses indivíduos
permitindo a eles desenvolverem-se de forma mais ampla. No caso dos psicóticos,
o trabalho é voltado para a autopercepção e percepção do outro por meio do
contato direto com a realidade ao compartilhar, musicoterapeuta e paciente, o
momento de fazer música.
A música envolve e
atinge o ser humano em sua totalidade. A musicoterapia é um forte instrumento
facilitador de mudanças, por estar em contato íntimo e profundo com as várias
facetas do ser humano. Outro ponto importante é a coletivização para a produção
do som, acabamos por trazer a ressocialização de maneira natural para os indivíduos.
Dança
Outro dispositivo para
essa atividade é a dança, que como um recurso expressivo favorece a tomada da
consciência corporal além de possibilitar ao sujeito compreender sua existência
e sua relação com o mundo, a partir dos movimentos.
A dança não é apenas
uma arte, mas, sobretudo um modo de existir. Ponto em que começa a brotar o
futuro e pelo qual se vive a liberdade. A dança nos coloca um curioso
questionamento: “O que aconteceria se, em vez de apenas construirmos nossa
vida, tivéssemos a loucura ou a sabedoria de dançá-la?”. Fala em dançar a vida
como uma forma de centralizar-se na própria experiência como existência.
Teatro
Temos também o teatro
que é uma arte capaz de tocar o espectador fazendo-o experimentar intimamente o
que se passa no palco além de enriquecer a vida interior dele, deixando
impressões que não se apagarão com o tempo. Ao ator cabe representar o papel
verdadeiramente, viver o papel. Interpretação num sentido fenomenológico
existencial refere-se ao vívido. Ao desdobramento das possibilidades da
compreensão. E compreensão é consciência pré reflexiva, vivência. As várias
formas de expressão que o sujeito tem como possibilidades de se expressar
genuína e existencialmente, como uma demonstração do seu ser-artista
Saúde mental e “arte terapia”
A história da saúde mental nos apresenta tantas outras atividades que
contribuem até hoje para a recuperação, ressocialização e terapêutica de
usuários dos diversos serviços de saúde. A arte como dispositivo de cuidar teve
grande avanço no Brasil, a partir de grandes figuras, seja por profissionais ou
usuários do serviço que mostraram ao mundo que mesmo no transtorno mental
grave, pode o ser, existir de diversas formas, sendo a arte um grande veículo
para essa grande transformação e que de forma muito potente, nos leva ao
central objetivo terapêutico.
Figura ilustre que não poderia deixar de ser lembrada, Nise da Silveira
apresentou ao mundo muitas possibilidades quando se permite que pessoas em
sofrimento psíquico existam em sua natureza. Nise da Silveira, fundou a seção
terapêutica ocupacional no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, em 1946, seis
anos depois, após diversos avanços com usuários do serviço por meio da arte,
fundou o museu do inconsciente.
De acordo com Santos (1994), o museu de
Imagens do Inconsciente tornou-se conhecido em todo o mundo e suas pesquisas
deram origem a exposições, filmes, documentários, simpósios, conferências e
cursos, tanto no que se refere à terapêutica ocupacional, quanto à importância
das imagens do inconsciente na compreensão do mundo interior do esquizofrênico.
Esse mesmo autor entrevista Nise da Silveira pergunta: uma emoção? E ela
responde: “São tantas. Ver por exemplo, um esquizofrênico que não se
relacionava com pessoa alguma, vê-lo abraçado com um cão, mostrando que a
afetividade está viva no esquizofrênico, enquanto os livros dizem que a
afetividade está embotada
Não podemos reduzir o sujeito aos
diagnósticos, isso leva ao empobrecimento
do cuidado. A arte amplifica desconstrói esse paradigma quando muitos desses
usuários deixam essa posição e se tornam grandes artistas. Emídio de Barros é
um grade exemplo disso. Bispo do Rosário também não pode ser esquecido, pois
concentra uma das maiores produções artísticas culturais existentes no país.
Aos poucos, contaremos a história desses grandes artistas por aqui,
contudo precisamos compreender que as diversas modalidade de arte nos tocam e
são profundamente terapêutico para nossas demandas pessoais. Se há sofrimento,
também há saída, cada tipo de arte é uma grande ciência da experimentação
estética, por isso, temos muitas possibilidades.
Para os profissionais poderíamos discutir aqui como gerenciar, planejar
ou simplesmente fazer uma oficina. Mas quando falamos no sensível a palavra
sempre será experimentar. Não importa muito o caminho, essas grandes figuras
ilustres da saúde mental apenas experimentaram a arte, muitas vezes sem o
mínimo de planejamento, mas arte os absorveu para um lugar onde nosso devir
infantil, se permite acontecer sem os grandes julgamentos da sociedade, pois
afinal, a arte é do sensível e é isso que se busca para cuidar.
Rafael Polakiewicz - Doutorando em Ciências do
cuidado em saúde
PEBMED.com
Atividades (01, 02, 03)
01.
Nise: o coração
da loucura
Assista o filme e faça a ficha técnica com os
seguintes itens
a. Título
b. Ano de produção
c. Direção
d. Data estreia
e. Duração
f. Classificação
g. Gênero
h. País de Origem
i. Resumo do filme - segundo sua
compreensão sobre o tema tratado e a relação da trama com a Arte
02.
O senhor do
labirinto
Assista o filme e faça a ficha técnica com os seguintes itens
a. Título
b. Ano de produção
c. Data estreia
d. Duração
e. Classificação
f. Gênero
g. País de Origem
h. Resumo do filme - segundo sua
compreensão sobre o tema tratado e a relação da trama com a Arte
03.
Relacione os temas dos
filmes assistidos com o texto suporte fornecido no Anexo 2, 3 e 4
Professora o seu email está dando como não encontrado !!! Não estou conseguindo enviar a atividade
ResponderExcluirQuando copia e cola o email sai sem o l, tenta escrever lá em vez de copiar, o meu foi assim também
Excluir