JULIA ARTE



PROF. JULIA - ARTE - 1ºTA,1ºTB,2ºTA,2ºTB,3ºTA,3ºTB,3ºTC e 3ºC


ATIVIDADES PARA O 1ºTA e 1ºTB

A proposta é pesquisar escrever e refletir sobre “O que é Arte”

Assista os vídeos indicados abaixo antes de começar sua pesquisa, eles estão aqui indicados como material de apoio e assistindo-os você vai estar mais preparado(a) para reconhecer um bom texto, objetivo e claro para ler e me apresentar como resultado, ‘sua pesquisa”.

A pesquisa deverá conter imagens que ilustrem exemplos de Arte em momentos diferentes da história da humanidade.

Ao final, você deverá, tendo lido e refletido sobre o tema pesquisado, escrever um C

Como, na sua opinião os artistas podem representar o momento que vivemos a pandemia do COVID 19?

Duração do vídeo 4:54’
POR QUE ESTUDAMOS ARTE?

Duração do vídeo 2:48’
O QUE É ARTE?
Duração do vídeo 5:44’
O QUE É ARTE? POR UMBERTO ECO

1.     Pesquisa
             Tema: “O que é Arte”
             Texto e imagens

2.     Resenha crítica
Arte em tempo de Pandemia COVID! (, como um artista pode ver e retratar este momento ?



Peço especial cuidado na realização do que está sendo proposto, será avaliado para nota do segundo bimestre.
Dou preferência para atividade digitada e imagem digitalizada, para que eu possa verificar que você compreendeu e realizou a tarefa de maneira adequada.
Se tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail disponibilizado. A atividade realizada no caderno deverá estar LEGÍVEL, caso contrário, poderá haver prejuízo na nota.
Na comunicação por e-mail, coloque SEMPRE no campo ASSUNTO, seu NOME, seu NÚMERO e sua SÉRIE.
Verifique regularmente o blog da escola, para novas possíveis atividades.
Procure fazer contato com seus colegas de turma e peça que visitem o blog e façam as atividades propostas.




ATIVIDADES PARA O 2ºTA e 2ºTB



Arquitetura urbana: aprenda tudo sobre as intervenções artísticas


Das mais complexas às mais simples, as intervenções artísticas estão cada vez mais presentes na arquitetura urbana e são tendências mundial para vê-las, basta prestar atenção ao redor enquanto circula pelas grandes cidades.
As opções são variadas: grafites em São Paulo, instalações em Milão e colagens em Paris. Prédios surpreendentes em Dubai, paredes verdes em Madri e intervenções de arte em Nova York. Sem falar nas projeções feitas em importantes edificações turísticas — até o Cristo Redentor já serviu como cenário (no Cristo Redentor no Rio de Janeiro, já fomos surpreendidos por projeções de luz colorida sobre ele).
O objetivo é destacar lugares que muitas vezes passam despercebidos por olhos desatentos de quem sempre está na correria do dia a dia. O movimento, que já foi underground*, hoje atrai admiradores dos mais moderninhos aos clássicos. Já que está em alta, melhor entender tudo sobre assunto, não é mesmo?

(* Underground significa subterrâneo, em português, e é usado para chamar uma cultura que foge dos padrões normais e conhecidos pela sociedade. Underground é um ambiente com uma cultura diferente, que não está na mídia)

O que é a intervenção urbana?
Intervenção urbana é um movimento artístico relacionado a qualquer tipo de ação visual feita em espaços públicos. Ela pode ter um tom de protesto, educativo, reflexivo ou simplesmente mudar a paisagem de pontos das cidades. A ideia é despertar a atenção de quem passa por esses lugares.

Onde as artes podem ser aplicadas?
As artes estão em todo lugar! No chão, no teto e até nas paredes. Estão também em pontes, edifícios e em veículos abandonados. Nas poltronas, em mesas e nas redes de descanso. Atualmente, até pontos comerciais, ambientes corporativos e residenciais apostam na intervenção artística em suas fachadas.

Tipos de intervenções artísticas urbanas

Grafite: artes psicodélicas, muitas vezes com cores vibrantes, em estilo 3D e com elementos caricatos ilustram pontos das metrópoles;

Colagens: lambe-lambes com mensagens e desenhos de protesto e de reflexão. Adesivos que juntos formam uma única obra artística. As colagens tomam contam das paredes e postes das cidades;

Vídeos: projeções em prédios, paredes ou monumentos. As imagens podem ser psicodélicas, de filmes, interativas e muito mais;

Fotografia: fotos do passado, de personagens importantes, de pessoas comuns e de marcos históricos podem ser ampliadas e expostas nos espaços urbanos. O efeito é bem interessante;

Materiais alternativos: objetos que seriam jogados fora, itens de reciclagem, lã, papéis, tecidos, areia, pedras, ou seja, tudo pode virar arte;

Plantas: as trepadeiras são as queridinhas de quem quer contrastar o cinza dos ambientes urbanos com o verde da natureza. Flores coloridas também dão o tom quando o assunto é dar vida em meio ao caos.

Artistas de sucesso dedicados à arte urbana

OSGÊMEOS
Gustavo e Otávio Pandolfo são irmão conhecidos mundialmente por seus grafites. Eles desenvolveram técnicas próprias de pinturas e têm obras por países, como: Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

Intervenção Urbana – OsGêmeos

Banksy
O britânico não revela a sua real identidade, mas é o mais famoso artista urbano do mundo. Suas artes estão espalhadas pelo mundo e são feitas com a técnica de estêncil.

Quem é Banksy? (em menos de 5 minutos)

SpY
O artista espanhol é destaque nas intervenções urbanas. Seu trabalho transforma elementos urbanos comuns e cotidianos em obras de artes. Barris, câmeras de segurança e até carros de polícia são matérias-primas para SpY


Atividades 2º bimestre 2020


1.    Pesquise Biografia e Intervenções já realizadas pelo artista EDUARDO KOBRA apresentação desta atividade deverá ser digitada e conter imagens das Intervenções do artista.

(Este artista já fez muitas Intervenções na cidade de São Paulo e em outros países portanto, há material vasto, interessante e importante para pesquisar.


2.    Refletindo sobre o tema, o material pesquisado e coletado, escreva um texto crítico sobre a relação entre Arte, Cidade e Intervenção Artística.


                   Peço especial cuidado na realização do que está sendo proposto, será avaliado para nota do segundo bimestre.

Dou preferência para atividade digitada e imagem digitalizada, para que eu possa verificar que você compreendeu e realizou a tarefa de maneira adequada.
Se tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail disponibilizado. A atividade realizada no caderno deverá estar LEGÍVEL, caso contrário, poderá haver prejuízo na nota.
Na comunicação por e-mail, coloque SEMPRE no campo ASSUNTO, seu NOME, seu NÚMERO e sua SÉRIE.
Verifique regularmente o blog da escola, para novas possíveis atividades.
Procure fazer contato com seus colegas de turma e peça que visitem o blog e façam as atividades propostas.




ATIVIDADES PARA O 3ºTA,3ºTB e 3ºTC




Segue, material de apoio sobre o Tema “Intervenção Artística Urbana” para auxiliar na pesquisa solicitada ao final.
Peço especial cuidado na realização do que está sendo proposto, será avaliado para nota do segundo bimestre.
Dou preferência para atividade digitada e imagem digitalizada, para que eu possa verificar que você compreendeu e realizou a tarefa de maneira adequada.
Se tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail disponibilizado. A atividade realizada no caderno deverá estar LEGÍVEL, caso contrário, poderá haver prejuízo na nota.
Na comunicação por e-mail, coloque SEMPRE no campo ASSUNTO, seu NOME, seu NÚMERO e sua SÉRIE.
Verifique regularmente o blog da escola, para novas possíveis atividades.
Procure fazer contato com seus colegas de turma e peça que visitem o blog e façam as atividades propostas.




Arquitetura urbana: aprenda tudo sobre as intervenções artísticas

Das mais complexas às mais simples, as intervenções artísticas estão cada vez mais presentes na arquitetura urbana e são tendências mundial para vê-las, basta prestar atenção ao redor enquanto circula pelas grandes cidades.
As opções são variadas: grafites em São Paulo, instalações em Milão e colagens em Paris. Prédios surpreendentes em Dubai, paredes verdes em Madri e intervenções de arte em Nova York. Sem falar nas projeções feitas em importantes edificações turísticas — até o Cristo Redentor já serviu como cenário (no Cristo Redentor no Rio de Janeiro, já fomos surpreendidos por projeções de luz colorida sobre ele).
O objetivo é destacar lugares que muitas vezes passam despercebidos por olhos desatentos de quem sempre está na correria do dia a dia. O movimento, que já foi underground*, hoje atrai admiradores dos mais moderninhos aos clássicos. Já que está em alta, melhor entender tudo sobre assunto, não é mesmo?

(* Underground significa subterrâneo, em português, e é usado para chamar uma cultura que foge dos padrões normais e conhecidos pela sociedade. Underground é um ambiente com uma cultura diferente, que não está na mídia)

O que é a intervenção urbana?
Intervenção urbana é um movimento artístico relacionado a qualquer tipo de ação visual feita em espaços públicos. Ela pode ter um tom de protesto, educativo, reflexivo ou simplesmente mudar a paisagem de pontos das cidades. A ideia é despertar a atenção de quem passa por esses lugares.

Onde as artes podem ser aplicadas?
As artes estão em todo lugar! No chão, no teto e até nas paredes. Estão também em pontes, edifícios e em veículos abandonados. Nas poltronas, em mesas e nas redes de descanso. Atualmente, até pontos comerciais, ambientes corporativos e residenciais apostam na intervenção artística em suas fachadas.

Tipos de intervenções artísticas urbanas

Grafite: artes psicodélicas, muitas vezes com cores vibrantes, em estilo 3D e com elementos caricatos ilustram pontos das metrópoles;

Colagens: lambe-lambes com mensagens e desenhos de protesto e de reflexão. Adesivos que juntos formam uma única obra artística. As colagens tomam contam das paredes e postes das cidades;

Vídeos: projeções em prédios, paredes ou monumentos. As imagens podem ser psicodélicas, de filmes, interativas e muito mais;

Fotografia: fotos do passado, de personagens importantes, de pessoas comuns e de marcos históricos podem ser ampliadas e expostas nos espaços urbanos. O efeito é bem interessante;

Materiais alternativos: objetos que seriam jogados fora, itens de reciclagem, lã, papéis, tecidos, areia, pedras, ou seja, tudo pode virar arte;

Plantas: as trepadeiras são as queridinhas de quem quer contrastar o cinza dos ambientes urbanos com o verde da natureza. Flores coloridas também dão o tom quando o assunto é dar vida em meio ao caos.

Artistas de sucesso dedicados à arte urbana

OSGEMEOS
Gustavo e Otávio Pandolfo são irmão conhecidos mundialmente por seus grafites. Eles desenvolveram técnicas próprias de pinturas e têm obras por países, como: Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

Intervenção Urbana – OsGêmeos

Banksy
O britânico não revela a sua real identidade, mas é o mais famoso artista urbano do mundo. Suas artes estão espalhadas pelo mundo e são feitas com a técnica de estêncil.

Quem é Banksy? (em menos de 5 minutos)

SpY
O artista espanhol é destaque nas intervenções urbanas. Seu trabalho transforma elementos urbanos comuns e cotidianos em obras de artes. Barris, câmeras de segurança e até carros de polícia são matérias-primas para SpY


Atividades 2º bimestre 2020


1.    Pesquise Biografia e Intervenções já realizadas pelo artista Eduardo Srur
A apresentação desta atividade deverá ser digitada e conter imagens das Intervenções do artista.

(Este artista já fez muitas Intervenções na cidade de São Paulo portanto, há material vasto, interessante e importante para pesquisar.


2.    Refletindo sobre o tema, o material pesquisado e coletado, escreva um texto crítico sobre a relação entre Arte, Cidade e Intervenção Artística



ATIVIDADES PARA O ENSINO MÉDIO  3ºC

 Tomem atenção aos itens abaixo
As  As   atividades aqui propostas, serão para compor a média do 2º bimestre.  
No  novas atividades poderão ser propostas em postagens futuras, fiquem atentos ao blog da escola
h

I       IMPORTANTE
Nã  não recebi nenhuma atividade dos alunos do 3º ano C, Ensino Médio Regular, referente ao 1º bimestre. Isso significa q     que o processo para atribuição de média bimestral está prejudicado.
Fiq  fiquem atentos com as tarefas e notas neste bimestre e nos que virão.
To  todos contamos com a colaboração do aluno para que, ultrapassado este período de distanciamento das atividades esc         escolares diárias presenciais, possamos retomar o ano letivo e obter sucesso.

Es  estando as atividades concluídas, fotografem e enviem para meu e-mail. Sugiro que façam digitado e enviado po a    a imagem do celular (legível – certifiquem-se que conseguirei ler), ou digitem as respostas diretamente no corpo do e-mail a ser enviado.

No e-mail, coloque no campo ASSUNTO, seu NOME, seu NÚMERO e sua SÉRIE
É OBRIGATÓRIO!


Obrigada, até breve.


Saúde Mental e a Arte
A arte é um caminho que estreita a relação entre a loucura e a saúde através da criatividade. Criatividade é entendida como o movimento contra a repetição e a estereotipia; um ato que amplia as possibilidades do sujeito apresentando-o a uma nova modalidade de apreensão do mundo por meio da ampliação do contato afetivo com a realidade.
A presença da arte, como os ateliês de pintura e escultura, oficinas de dança, literatura, música, entre outros, nas instituições psiquiátricas, facilita a expressão criativa do sujeito e pela qual os doentes podem recorrer como uma forma de se comunicar com o mundo e de se reestruturarem internamente. Esse fato se dá por proporcionar que as defesas do sujeito sejam restruturadas, permitindo-o fazer contato, sentir, elaborar outra forma de vida, que não lhe seja ameaçadora. A arte possibilita, que a quem dela se utiliza, possa exprimir sentimentos nunca vivenciados, se tornando mais profundo e autêntico

Arte terapia
A reforma psiquiátrica vem permitindo práticas humanizadas no tratamento de sofrimentos psíquicos. A “arte terapia” é uma dessas práticas, que pode ser coadjuvante no tratamento, servindo como instrumento de intervenção voltada ao enfrentamento e à diminuição do sofrimento psíquico; ou mesmo a saída de um grande sofrimento. Um caminho para o sujeito perceber as possibilidades de expressão, construção e reconstrução de suas dificuldades de se relacionar com o mundo e consigo mesmo.

Música
A arte envolve muitas atividades e conhecimentos que podem ser trabalhados com os pacientes. A musicoterapia, por exemplo, desempenha um importante papel na vida do indivíduo. Resgata e ativa o potencial criativo através dos instrumentos. No instante da criação, a criatividade é vivenciada pelo sujeito de forma espontânea.
É o momento em que se aprende pela experimentação. Por meio da música, o sujeito pode se diferenciar de um outro pelo ritmo, por um som produzido, pela repetição de sons, pela forma de tocá-la, pela intensidade. Tal ação produz um efeito energizante para quem compõe uma melodia.
vivência com os instrumentos musicais e seus elementos constitutivos possibilita à criança autista, através dos sons produzidos, iniciar um processo de comunicação em que seja menos ameaçador e mais suportável se relacionar.
Ao estabelecer esta comunicação, novas possibilidades podem ser possíveis a esses indivíduos permitindo a eles desenvolverem-se de forma mais ampla. No caso dos psicóticos, o trabalho é voltado para a autopercepção e percepção do outro por meio do contato direto com a realidade ao compartilhar, musicoterapeuta e paciente, o momento de fazer música.
A música envolve e atinge o ser humano em sua totalidade. A musicoterapia é um forte instrumento facilitador de mudanças, por estar em contato íntimo e profundo com as várias facetas do ser humano. Outro ponto importante é a coletivização para a produção do som, acabamos por trazer a ressocialização de maneira natural para os indivíduos.

Dança
Outro dispositivo para essa atividade é a dança, que como um recurso expressivo favorece a tomada da consciência corporal além de possibilitar ao sujeito compreender sua existência e sua relação com o mundo, a partir dos movimentos.
A dança não é apenas uma arte, mas, sobretudo um modo de existir. Ponto em que começa a brotar o futuro e pelo qual se vive a liberdade. A dança nos coloca um curioso questionamento: “O que aconteceria se, em vez de apenas construirmos nossa vida, tivéssemos a loucura ou a sabedoria de dançá-la?”. Fala em dançar a vida como uma forma de centralizar-se na própria experiência como existência.

Teatro
Temos também o teatro que é uma arte capaz de tocar o espectador fazendo-o experimentar intimamente o que se passa no palco além de enriquecer a vida interior dele, deixando impressões que não se apagarão com o tempo. Ao ator cabe representar o papel verdadeiramente, viver o papel. Interpretação num sentido fenomenológico existencial refere-se ao vívido. Ao desdobramento das possibilidades da compreensão. E compreensão é consciência pré reflexiva, vivência. As várias formas de expressão que o sujeito tem como possibilidades de se expressar genuína e existencialmente, como uma demonstração do seu ser-artista
Saúde mental e “arte terapia”
A história da saúde mental nos apresenta tantas outras atividades que contribuem até hoje para a recuperação, ressocialização e terapêutica de usuários dos diversos serviços de saúde. A arte como dispositivo de cuidar teve grande avanço no Brasil, a partir de grandes figuras, seja por profissionais ou usuários do serviço que mostraram ao mundo que mesmo no transtorno mental grave, pode o ser, existir de diversas formas, sendo a arte um grande veículo para essa grande transformação e que de forma muito potente, nos leva ao central objetivo terapêutico.
Figura ilustre que não poderia deixar de ser lembrada, Nise da Silveira apresentou ao mundo muitas possibilidades quando se permite que pessoas em sofrimento psíquico existam em sua natureza. Nise da Silveira, fundou a seção terapêutica ocupacional no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, em 1946, seis anos depois, após diversos avanços com usuários do serviço por meio da arte, fundou o museu do inconsciente.
De acordo com Santos (1994), o museu de Imagens do Inconsciente tornou-se conhecido em todo o mundo e suas pesquisas deram origem a exposições, filmes, documentários, simpósios, conferências e cursos, tanto no que se refere à terapêutica ocupacional, quanto à importância das imagens do inconsciente na compreensão do mundo interior do esquizofrênico. Esse mesmo autor entrevista Nise da Silveira pergunta: uma emoção? E ela responde: “São tantas. Ver por exemplo, um esquizofrênico que não se relacionava com pessoa alguma, vê-lo abraçado com um cão, mostrando que a afetividade está viva no esquizofrênico, enquanto os livros dizem que a afetividade está embotada

Não podemos reduzir o sujeito aos diagnósticos, isso leva ao empobrecimento do cuidado. A arte amplifica desconstrói esse paradigma quando muitos desses usuários deixam essa posição e se tornam grandes artistas. Emídio de Barros é um grade exemplo disso. Bispo do Rosário também não pode ser esquecido, pois concentra uma das maiores produções artísticas culturais existentes no país.
Aos poucos, contaremos a história desses grandes artistas por aqui, contudo precisamos compreender que as diversas modalidade de arte nos tocam e são profundamente terapêutico para nossas demandas pessoais. Se há sofrimento, também há saída, cada tipo de arte é uma grande ciência da experimentação estética, por isso, temos muitas possibilidades.
Para os profissionais poderíamos discutir aqui como gerenciar, planejar ou simplesmente fazer uma oficina. Mas quando falamos no sensível a palavra sempre será experimentar. Não importa muito o caminho, essas grandes figuras ilustres da saúde mental apenas experimentaram a arte, muitas vezes sem o mínimo de planejamento, mas arte os absorveu para um lugar onde nosso devir infantil, se permite acontecer sem os grandes julgamentos da sociedade, pois afinal, a arte é do sensível e é isso que se busca para cuidar.

Rafael  Polakiewicz - Doutorando em Ciências do cuidado em saúde
PEBMED.com


    Atividades (01, 02, 03)
    
01.  Nise: o coração da loucura 
Assista o filme e faça a ficha técnica com os seguintes itens
a.    Título
b.    Ano de produção                                                                       
c.    Direção
d.    Data estreia
e.    Duração
f.     Classificação
g.    Gênero
h.    País de Origem
i.      Resumo do filme - segundo sua compreensão sobre o tema tratado e a relação da trama com a Arte

    

02.  O senhor do labirinto
Assista o filme e faça a ficha técnica com os seguintes itens
a.    Título
b.    Ano de produção 
c.    Data estreia
d.    Duração
e.    Classificação
f.     Gênero
g.    País de Origem
h.    Resumo do filme - segundo sua compreensão sobre o tema tratado e a relação da trama com a Arte



03.  Relacione os temas dos filmes assistidos com o texto suporte fornecido no Anexo 2, 3 e 4
        

enviar as atividades para o e-mail: juliartrocha@gmail.com

Comentários

  1. Professora o seu email está dando como não encontrado !!! Não estou conseguindo enviar a atividade

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    Respostas
    1. Quando copia e cola o email sai sem o l, tenta escrever lá em vez de copiar, o meu foi assim também

      Excluir

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