GEOGRAFIA - AILTON


PROF. AILTON - GEOGRAFIA - 2ºA,2ºB,2ºC,2ºD,2ºE,2ºTA,2ºTB,3ºA,3ºB,3ºC,1ºTA ,1ºTB,3ºTA,3ºTB e 3ºTC



ATIVIDADE PARA AS SEGUINTES TURMAS:
Regular: 2º anos A, B, C, D (manhã) e 2º E (noturno)
EJA: 2ºs Termos A e B
Orientação: o aluno deverá ler o texto e após reflexão responder as questões a seguir.

O IBGE E A DIVISÃO REGIONAL
                A República Velha, caracterizada pela alternância de paulistas e mineiros na presidência da República, teve fim com a vitória da Revolução de 1930. Naquele ano, o político gaúcho Getúlio Vargas chegou ao poder à frente de uma aliança política dirigida contra o poder das oligarquias paulista e mineira. O programa de centralização do poder nacional e de integração do território refletia uma mudança de rumo em relação à República Velha.
                Os novos rumos políticos exigiam o fortalecimento da capacidade de planejamento econômico do Estado. Um Departamento Nacional de Estatística foi estabelecido em 1930, como órgão do recém-criado Ministério do Trabalho. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) surgiu em 1937, com a missão de levantar e organizar informações cartográficas, demográficas, econômicas e sociais para subsidiar o planejamento.
                A atual divisão regional do Brasil, de 1988, baseia-se no conceito de macrorregiões, que são definidas por uma combinação de características econômicas, demográficas e naturais. As cinco grandes regiões foram delimitadas a partir de traços gerais da organização da economia e do espaço geográfico. Na divisão regional do IBGE, as unidades da federação são incorporadas inteiramente nas regiões. Desse modo, ela serve de moldura para a apresentação de informações estatísticas.
                As macrorregiões são conjuntos geográficos extremamente vastos e, portanto, heterogêneos. Para superar essa visão genérica do território, o IBGE detalhou a divisão regional, delimitando mesorregiões geográficas, que se distinguem pela estrutura produtiva ou por traços marcantes do espaço natural. O Brasil está dividido em 136 mesorregiões. A extensão delas varia em função das densidades demográficas e da complexidade das estruturas produtivas. O estado de São Paulo, por exemplo, divide-se em 15 mesorregiões, enquanto o Amazonas, muito mais vasto, em apenas quatro.
                Finalmente, a partir das mesorregiões, foram delimitadas microrregiões geográficas, que se distinguem pela influência de um centro urbano principal e pelo tipo de uso do solo dominante. As microrregiões agrupam conjuntos de municípios e, como no caso das mesorregiões, sua extensão depende da diversidade geográfica do território. Minas Gerais, o estado com maior número de municípios do Brasil, está dividido em 66 microrregiões, enquanto o Acre apresenta apenas cinco.
                O ato de dividir o território em regiões constitui uma interpretação das formas de organização do espaço geográfico. Essa interpretação varia ao longo do tempo, sob a influência de novas teorias e métodos, bem como das próprias mudanças demográficas e econômicas que ocorrem no país.

AS FAIXAS DE FRONTEIRA
                A primeira fronteira da América portuguesa foi a linha de Tordesilhas, definida em 1494 mas nunca delimitada sobre o mapa, pois não havia acordo sobre seu traçado preciso. Muito mais tarde, o Tratado de Madri, de 1750, delimitou trechos das fronteiras entre as colônias portuguesas e espanholas. Contudo, a maior parte dos segmentos de fronteira terrestre foi delimitada pelo Império ou no início da República.
                Os segmentos delimitados pelo Império surgiram de conflitos militares ou negociações diplomáticas. A guerra da Cisplatina (1825-1828), na qual Brasil e Argentina disputaram o controle sobre o Uruguai, terminou com um tratado que delimitou a fronteira sul do Brasil. A guerra do Paraguai (1864-1870) foi concluída com um tratado que delimitou o segmento de fronteira entre Brasil e Paraguai. Na Amazônia, o governo imperial negociou extensos segmentos de limites com o Peru e a Venezuela.
                No início do período republicano, o Barão do Rio Branco, ministro do Exterior do Brasil entre 1902 e 1912, completou a obra de limites. Sob o seu comando, por meio de tratados ou arbitramentos internacionais, quase um terço de toda a extensão de fronteiras terrestres foi delimitado. Com Rio Branco, o Brasil tornou-se o primeiro país da América do Sul a ter um invólucro de fronteiras consolidado, sem nenhum foco de litígio territorial com os países vizinhos.
                O Brasil compartilha limites com todos os países sul-americanos, com exceção do Equador e do Chile, e com a União Europeia, através da Guiana Francesa, que é um departamento ultramar da França.
                As fronteiras políticas internacionais definem limites entre soberanias distintas. Por isso, as faixas de fronteira apresentam características especiais e têm valor estratégico para a segurança nacional. Embora o Brasil não tenha litígios com seus vizinhos, a defesa do invólucro fronteiriço é decisiva para coibir a ação de redes criminosas internacionais que atuam nos negócios do narcotráfico, da venda ilegal de armas e do contrabando.

QUESTÕES (o aluno deverá copiar e responder as questões a seguir):
1 – Explique por que as faixas de fronteiras possuem valor estratégico para a segurança nacional.
2 – Pesquise um mapa da América do Sul e faça a relação de todos os países que fazem fronteira com o Brasil.
3 – Qual o papel do IBGE?
4 – A atual divisão regional brasileira foi estabelecida pelo IBGE, quais os aspectos foram considerados nessa divisão?
5 – O ato de dividir um território ocorre sempre da mesma forma, com os mesmos critérios? Justifique sua resposta.
6 – Quais os acordos decorrentes das Guerras da Cisplatina e do Paraguai?
7 – O que são microrregiões?



ATIVIDADES PROPOSTAS


Turmas envolvidas:
3º Anos A e B (período da manhã) e 3º Ano C (período noturno)


TEMA: GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA

·         Lembramos que as atividades encaminhadas poderão ser realizadas digitadas ou manuscritas

ATIVIDADE 1

Assistir ao vídeo no YouTube – link:


Após assistir ao vídeo responder às seguintes questões:  (os enunciados também deverão ser copiados na folha entregue)
1 – Explique a visão de política externa de Donald Trump de acordo com o apresentado no vídeo.
2 – Explique a dinâmica de transformação da China em potência de influência global.


ATIVIDADE 2

Ler o texto apresentado e responder as questões a seguir:

AS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS
            Quando Thomas Hobbes interpretou o sistema internacional como um cenário marcado pela insegurança, por causa da ausência de um poder geral, não existiam a ONU nem as dezenas de instituições internacionais que promovem a cooperação entre os Estados. Essas instituições nasceram apenas no século XX, e quase todas no pós-guerra. Elas não formaram um “governo mundial”, mas reduzem o nível de insegurança do sistema e oferecem canais permanentes de diálogo entre os Estados.
            A principal instituição internacional é a ONU, criada em 1945, na Conferência de São Francisco, para substituir a Liga das Nações, que surgiu no final da Primeira Guerra Mundial, prometendo assegurar uma paz duradoura. Como sua antecessora, a ONU surgiu de um conflito militar generalizado e, também como ela, atribuiu-se a missão de conservar a paz. A Liga das Nações durou apenas duas décadas. A ONU sobrevive até hoje, talvez porque tenha a participação da maior potência do mundo, os Estados Unidos, que se recusaram a ingressar na Liga das Nações.
            A ONU é uma organização de segurança coletiva de âmbito global. A Assembleia Geral e o Conselho de Segurança são seus dois órgãos deliberativos principais. Na Assembleia Geral, cada EStado dispõe de um voto, e as decisões mais importantes são tomadas por maioria qualificada de dois terços. Mas, no que concerne às questões de paz e segurança, a Assembleia Geral está limitada a produzir recomendações, pois a tomada de decisões é atribuição do Conselho de Segurança.
            O Conselho de Segurança é composto de cinco membros permanentes e dez rotativos, eleitos pela Assembleia Geral. Os membros permanentes – Estados Unidos, Rússia (sucessora da URSS), China, Grã-Bretanha e França – dispõem de direito de veto. As decisões sobre temas de paz e segurança dependem de uma maioria de nove votos e da inexistência de um veto.
            A sede da ONU fica em Nova York, simbolizando o compromisso dos Estados Unidos com a organização. A estrutura de poder da ONU reflete os resultados da Segunda Guerra Mundial. O núcleo do Conselho de Segurança foi constituído pelos Aliados, excluindo as potências derrotadas da guerra. Com o tempo, os cinco membros permanentes, que compõem esse núcleo, tornaram-se as potências nucleares da Guerra Fria.
            Atualmente, o Conselho de Segurança reflete de maneira distorcida a distribuição de poder no sistema internacional. A ausência do Japão e da Alemanha não se justifica, assim como a inexistência de representação permanente da América Latina e da África. A discussão da reforma do organismo foi aberta em 2006 com a proposta de inclusão de novos membros permanentes, entre os quais Japão, Alemanha, Índia e Brasil. Mas o debate foi bloqueado essencialmente pelos Estados Unidos, que apoiam a inclusão apenas de Japão e Índia, e pela China, que veta a entrada japonesa. Do ponto de vista de Washington, uma reforma ampla reduziria a capacidade norte-americana de liderar maiorias no Conselho de Segurança. Do ponto de vista de Pequim, o ingresso do Japão diminuiria a influência chinesa e equivaleria, simbolicamente, a apagar os crimes de guerra cometidos pelo Japão na Segunda Guerra Mundial.
            Na estrutura da ONU, ocupam lugares de destaque o Comitê Econômico e Social, que tem a missão de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento, o Conselho de Direitos Humanos, que fiscaliza o respeito aos tratados internacionais sobre os direitos e liberdades dos cidadãos, e a Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia (na Holanda), que julga disputas legais entre Estados-membros.
            A administração da ONU fica a cargo do Secretariado, que organiza as atividades dos diferentes órgãos. O secretário-geral, apontado pela Assembleia Geral, mas dependente de confirmação do Conselho de Segurança, funciona como porta-voz da organização. O sistema da ONU abrange uma série de agências especializadas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

Referência Bibliográfica:
Magnoli, Demétrio. Geografia para o ensino médio: política, economia e espaço mundial, volume 3 / 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2013. pp. 21-23

Após ler o texto, o aluno deverá responder e enviar as questões abaixo (as questões também deverão ser copiadas na folha encaminhada):

1 – Explique o que é a ONU e qual seu papel central na geopolítica mundial.
2 – O que é o Conselho de Segurança da ONU?
3 – Por que podemos afirmar que a organização do Conselho de Segurança da ONU reflete de maneira distorcida a distribuição do poder internacional?
4 – Por que a China veta a entrada do Japão no Conselho de Segurança da ONU?
5 – Considerando o panorama geopolítico atual, como você observa o papel da ONU?




ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 1ºs Termos A e B (EJA)
Orientação: o aluno deverá ler o texto e após reflexão responder as questões a seguir.


OS BIOMAS BRASILEIROS
            O termo bioma designa as comunidades de organismos estáveis, desenvolvidas e bem adaptadas às condições ambientais de uma grande região. Costuma-se falar em biomas associados aos vários tipos de vegetação.
AMAZÔNIA
Com 4,2 milhões de quilômetros quadrados (equivalente a 49% do território nacional), o bioma Amazônia é o maior do país. A paisagem é dominada pela floresta Amazônica e pela maior bacia hidrográfica do mundo. Essa floresta tem vegetação de folhas largas (latifoliadas), comuns em regiões de clima equatorial, quente e úmido. Apresenta três tipos de mata: de igapó (parte do solo inundado); de várzea (periodicamente inundadas); de terra firme (nas partes mais elevadas do relevo, livre de inundação). Mas, longe de ser uma área homogênea de floresta tropical, o bioma também abarca áreas de campos abertos e manchas de cerrado. As espécies que habitam a região, desde plantas até aves e mamíferos, representam cerca de 20% do total de espécies conhecidas do planeta. Nas últimas décadas, contudo, essa riqueza toda tem padecido diante da voracidade da agropecuária, da mineração e da extração de madeira. A exploração irracional dos recursos já afetou mais de 13% do bioma amazônico.

CAATINGA
O bioma limita-se apenas ao território brasileiro, o que significa que sua biodiversidade é única em todo o mundo. Seus 844,4 mil quilômetros quadrados representam cerca de 10% do território brasileiro. Apesar do clima semiárido, a caatinga é pontilhada por “ilhas de umidade”, de solo extremamente fértil. Vivem nesse bioma cerca de 1,2 mil espécies de planta – 360 delas endêmicas (que não ocorrem em nenhum outro lugar do planeta) – e outras tantas de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Quanto à vegetação, as plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água; outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de chuvas. Há as que contam com recursos para diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros; o arbustivo, como vegetação de 2 a 5 metros; o herbáceo, abaixo de 2 metros. Os maiores problemas enfrentados pela região são a salinização do solo e a desertificação de grandes áreas. Estima-se que, no decorrer dos últimos 15 anos do século passado, 40 mil quilômetros quadrados de caatinga tenham se transformado em deserto. Alguns dos responsáveis por isso são a exploração da vegetação para a produção de lenha e carvão, a contaminação do solo por agrotóxicos e o emprego de técnicas de irrigação inadequadas para o tipo de solo existente ali – raso sujeito a grande índice de evaporação. Acredita-se que cerca de 50% do bioma já tenha sofrido algum tipo de deterioração e que 20% estejam completamente degradados.

CERRADO
            O segundo maior bioma brasileiro ocupa uma área de 2 milhões de Km² (cerca de 24% do território brasileiro), coberta pela mais rica flora de savana tropical do mundo. São cerca de 10 mil espécies vegetais – 44% delas endêmicas (que não ocorrem em nenhum outro lugar do planeta). A fauna também é riquíssima, com centenas de espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Quanto à vegetação, caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com casca grossa. Encontram-se, ainda, gramíneas e o cerradão, tipo mais denso de cerrado que abriga formações típicas de florestas esparsas e disseminadas entre arbustos. O cerrado é uma das regiões mais ameaçadas do globo. Ele é considerado pelos ambientalistas um dos 34 biomas do planeta que exigem atenção especial de preservação, os hotspots (zonas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas). De fato, com a mata Atlântica e a mata de Araucárias, é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Sessenta por cento de sua área total é destinada à pecuária e 6%, à monocultura intensiva de grãos – entre elas, a onipresente soja. A agropecuária fez aumentar a deterioração de uma terra já ferida com o garimpo, a contaminação dos rios por mercúrio, a erosão do solo e o assoreamento dos cursos de água. Estima-se que menos de 20% do cerrado mantenha a cobertura vegetal original.

MATA ATLÂNTICA
            A cobertura vegetal da mata Atlântica ocupava, originalmente, mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 13% do território nacional. No entanto, restam apenas 91 Km² de mata – menos de 7% do volume original. A vegetação remanescente guarda ainda cerca de 20 mil espécies de planta – 8 mil, endêmicas. De exuberante biodiversidade, apresenta, em alguns locais, mais de 450 espécies de árvore num único hectare. A região reúne, ainda, centenas de espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Como o cerrado, a Mata Atlântica também é considerada um hotspot, uma das 34 áreas do planeta que exigem ação preservacionista mais urgente. Ele foi o bioma que mais sofreu com a urbanização do país – hoje, as cidades da região concentram cerca de 70% da população brasileira. Ecossistema associado à mata Atlântica, a mata de Araucárias, localizada, sobretudo, na Região Sul, é o ambiente que sofreu o maior grau de devastação em termos percentuais no país – restam apenas cerca de 2% dos quase 100 mil Km² originais. A derrubada indiscriminada para a expansão das áreas de cultivo e para a produção de papel, celulose e móveis está por trás desse trágico cenário.

Outros Biomas Brasileiros: Pampa (Campos Sulinos) e Pantanal

Questões (copiar o enunciado e responder às questões abaixo):
1 – Quais os fatores que vêm provocando a deterioração do Cerrado?
2 – Qual o ambiente que sofreu a maior devastação em termos percentuais no país?
3 – Como se apresenta a fauna do Cerrado?
4 – A Amazônia é um bioma homogêneo, ou seja, uniforme? Justifique sua resposta.
5 – Quais ações contribuem para a devastação da Amazônia?
6 – Como se caracteriza a vegetação de Caatinga?
7 – Quais os principais problema existentes na Caatinga?



ATIVIDADES - para as seguintes turmas: 3ºs Termos A, B, C
Orientação: o aluno deverá ler o texto e após reflexão responder as questões a seguir.

Ler o texto apresentado e responder as questões a seguir:

AS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS
            Quando Thomas Hobbes interpretou o sistema internacional como um cenário marcado pela insegurança, por causa da ausência de um poder geral, não existiam a ONU nem as dezenas de instituições internacionais que promovem a cooperação entre os Estados. Essas instituições nasceram apenas no século XX, e quase todas no pós-guerra. Elas não formaram um “governo mundial”, mas reduzem o nível de insegurança do sistema e oferecem canais permanentes de diálogo entre os Estados.
            A principal instituição internacional é a ONU, criada em 1945, na Conferência de São Francisco, para substituir a Liga das Nações, que surgiu no final da Primeira Guerra Mundial, prometendo assegurar uma paz duradoura. Como sua antecessora, a ONU surgiu de um conflito militar generalizado e, também como ela, atribuiu-se a missão de conservar a paz. A Liga das Nações durou apenas duas décadas. A ONU sobrevive até hoje, talvez porque tenha a participação da maior potência do mundo, os Estados Unidos, que se recusaram a ingressar na Liga das Nações.
            A ONU é uma organização de segurança coletiva de âmbito global. A Assembleia Geral e o Conselho de Segurança são seus dois órgãos deliberativos principais. Na Assembleia Geral, cada EStado dispõe de um voto, e as decisões mais importantes são tomadas por maioria qualificada de dois terços. Mas, no que concerne às questões de paz e segurança, a Assembleia Geral está limitada a produzir recomendações, pois a tomada de decisões é atribuição do Conselho de Segurança.
            O Conselho de Segurança é composto de cinco membros permanentes e dez rotativos, eleitos pela Assembleia Geral. Os membros permanentes – Estados Unidos, Rússia (sucessora da URSS), China, Grã-Bretanha e França – dispõem de direito de veto. As decisões sobre temas de paz e segurança dependem de uma maioria de nove votos e da inexistência de um veto.
            A sede da ONU fica em Nova York, simbolizando o compromisso dos Estados Unidos com a organização. A estrutura de poder da ONU reflete os resultados da Segunda Guerra Mundial. O núcleo do Conselho de Segurança foi constituído pelos Aliados, excluindo as potências derrotadas da guerra. Com o tempo, os cinco membros permanentes, que compõem esse núcleo, tornaram-se as potências nucleares da Guerra Fria.
            Atualmente, o Conselho de Segurança reflete de maneira distorcida a distribuição de poder no sistema internacional. A ausência do Japão e da Alemanha não se justifica, assim como a inexistência de representação permanente da América Latina e da África. A discussão da reforma do organismo foi aberta em 2006 com a proposta de inclusão de novos membros permanentes, entre os quais Japão, Alemanha, Índia e Brasil. Mas o debate foi bloqueado essencialmente pelos Estados Unidos, que apoiam a inclusão apenas de Japão e Índia, e pela China, que veta a entrada japonesa. Do ponto de vista de Washington, uma reforma ampla reduziria a capacidade norte-americana de liderar maiorias no Conselho de Segurança. Do ponto de vista de Pequim, o ingresso do Japão diminuiria a influência chinesa e equivaleria, simbolicamente, a apagar os crimes de guerra cometidos pelo Japão na Segunda Guerra Mundial.
            Na estrutura da ONU, ocupam lugares de destaque o Comitê Econômico e Social, que tem a missão de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento, o Conselho de Direitos Humanos, que fiscaliza o respeito aos tratados internacionais sobre os direitos e liberdades dos cidadãos, e a Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia (na Holanda), que julga disputas legais entre Estados-membros.
            A administração da ONU fica a cargo do Secretariado, que organiza as atividades dos diferentes órgãos. O secretário-geral, apontado pela Assembleia Geral, mas dependente de confirmação do Conselho de Segurança, funciona como porta-voz da organização. O sistema da ONU abrange uma série de agências especializadas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

Referência Bibliográfica:
Magnoli, Demétrio. Geografia para o ensino médio: política, economia e espaço mundial, volume 3 / 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2013. pp. 21-23

Após ler o texto, o aluno deverá responder e enviar as questões abaixo (as questões também deverão ser copiadas na folha encaminhada):

1 – Explique o que é a ONU e qual seu papel central na geopolítica mundial.
2 – O que é o Conselho de Segurança da ONU?
3 – Por que podemos afirmar que a organização do Conselho de Segurança da ONU reflete de maneira distorcida a distribuição do poder internacional?
4 – Por que a China veta a entrada do Japão no Conselho de Segurança da ONU?
5 – Considerando o panorama geopolítico atual, como você observa o papel da ONU?



enviar as atividades para o e-mail: ailtonsv@uol.com.br




Comentários

  1. Olá boa noite, qual dessas atividades é para o 3ºTB?

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    1. Bom dia Gabriel, você tem razão, acredito que por um lapso as atividades dos terceiros termos EJA não foram incluídas. Vamos providenciar isso.

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  2. Olá boa tarde cadê atividade para o 3º TB

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    1. Bom dia, você tem razão, acredito que por um lapso as atividades dos terceiros termos EJA não foram incluídas. Vamos providenciar isso.

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    2. Ok obrigado obrigado por enquanto

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  3. boa noite qual e a atividade do 2TA

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    1. Olá boa tarde! Observe que a atividade para o 2 TA é a primeira da publicação: O IBGE E A DIVISÃO REGIONAL. Você deverá ler o texto e responder as questões propostas. Após executar a atividade envie via e-mail para: ailtonsv@uol.com.br
      Caso ainda tenha alguma dúvida você pode esclarecer através deste e-mail que eu lhe informei. Um abraço!

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  4. boa noite qual e a atividade do 2TA

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    1. Olá boa tarde! Observe que a atividade para o 2 TA é a primeira da publicação: O IBGE E A DIVISÃO REGIONAL. Você deverá ler o texto e responder as questões propostas. Após executar a atividade envie via e-mail para: ailtonsv@uol.com.br
      Caso ainda tenha alguma dúvida você pode esclarecer através deste e-mail que eu lhe informei. Um abraço!

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  5. boa noite qual e a atividade do 2TA

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    1. Olá boa tarde! Observe que a atividade para o 2 TA é a primeira da publicação: O IBGE E A DIVISÃO REGIONAL. Você deverá ler o texto e responder as questões propostas. Após executar a atividade envie via e-mail para: ailtonsv@uol.com.br
      Caso ainda tenha alguma dúvida você pode esclarecer através deste e-mail que eu lhe informei. Um abraço!

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  6. Professor Ailton cadê nossa atividade do terceiro TB

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    1. Olá Bom dia! Observe que as atividades para os Terceiros Termos estão postadas logo acima. É o texto "As instituições internacionais" e a seguir, as questões para serem respondidas. Caso ainda tenha dúvidas ou não encoontre me comunique pelo e-mail: ailtonsv@uol.com.br, que envio para você.
      Um abraço!

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