MAURO BIOLOGIA


PROF MAURO - BIOLOGIA - 3ºTB e 3ºTC


 atividades Atividade 1.

  Leia atentamente o texto a seguir sobre as plantas.
 Anote no caderno as dúvidas que tiver quando fizer a leitura
  Ao final do texto tem dez questões. Responda a todas
  Envie para o email do professor: aulasescolasestado@gmailcom

 Prazo para devolução: 25/06/2020

 No bimestre passado, vimos alguns aspectos sobre a classificação biológica dos seres vivos. Estudamos as classificações baseadas nas formas de os seres viços se alimentarem, nas formas de produção de energia. Também estudamos a classificação taxonômica e definimos o conceito de espécies. Com isso iniciamos a classificação dos seres vivos, usando a nomenclatura de Linneu, e os distribuímos em cinco Reinos, como, de acordo com Whittaker.

Neste Bimestre vamos abordar inicialmente a Diversidade da vida e especificidades dos seres vivos - Biologia das plantas - Aspectos comparativos da evolução das plantas, depois dos animais, alguns aspectos sobre os seres humanos.

O REINO METAPHYTA OU PLANTAE 

Também chamado reino vegetal, abrange todos os organismos qualificados como plantas.

 Suas principais características são:

  Organismos eucariontes pluricelulares;
 Todos clorofilados e autótrofos fotossintetizantes;
 Possuem células com parede celular formada de celulose, ainda que sobre ela possam ocorrer outros reforços de natureza química diversa (suberina, lignina, cutina, etc).
  Têm o amido como carboidrato de reserva principal;
 Mostram-se, na quase totalidade, incapazes de se locomover, exceto algumas espécies de algas verdes dotadas de flagelos.

Os organismos deste reino são os grandes produtores de matéria orgânica dos ecossistemas terrestres e nutrem direta ou indiretamente os outros seres vivos (heterótrofos), produzindo oxigênio.

 Neste reino estão incluídas as algas pluricelulares, as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.

 Classificação das Plantas 

As plantas podem ser classificadas de acordo com a forma de reprodução e de transporte de substâncias.

Forma de reprodução: 
 Criptógamas – sem flores nem sementes
  Algas
 Briófitas
  Pteridófitas
 Fanerógamas ou espermáfitas – com flores e sementes
 Gimnospermas – sem frutos
 Angiospermas – com frutos

 Forma de transporte de substâncias:
  Avasculares – sem vasos condutores de seiva
 Algas
 Briófitas
  Vasculares ou traqueófitas – com vasos condutores de seiva
  Pteridófitas
 Angiospermas
  Gimnospermas

 1. As algas pluricelulares
 São plantas cujo corpo é desprovido de raízes, caule, folhas, flores e frutos; são formadas apenas por um talo, com estrutura histológica elementar, sem diferenciação de tecidos.

Por vezes apresentam formações que lembram raízes (rizóides) e folhas sem, contudo, mostrar as estruturas teciduais próprias desses órgãos.

Compreendem as divisões Chlorophyta, Rhodophyta e Phaeophyta.

 1.1 Divisão Chlorophyta (algas verdes, clorófitas ou clorofíceas) 
Representam as algas mais numerosas e espalhadas pelos ambientes terrestres.

 Vivem na água doce ou salgada; na terra úmida e em locais secos; sobre troncos de árvores ou em mutualismo com fungos, formando os liquens.

A clorofila se apresenta na estrutura de cloroplastos e as clorófitas integrantes do plâncton marinho são responsáveis pela maior parte do oxigênio do ar atmosférico, eliminado graças à intensa fotossíntese que realizam. Reproduzem-se por meio de esporos (zoósporos ou esporos móveis, dotados de flagelo) ou então sexuadamente, por conjugação. Ou por homogonia onde o o talo se fragmenta e cada parte origina um novo filamento.

 Spirogyra e a Ulva ou alface-do-mar são exemplos

1.2 Divisão Rhodophyta (algas vermelhas, rodófitas ou rodofíceas) 

São geralmente muito desenvolvidas, quase todas pluricelulares, macroscópicas e marinhas.

 Suas células, além da clorofila, possuem um pigmento vermelho – a ficoeritrina – responsável pela cor que apresentam.

 O gênero Gelidium produz uma substância gelatinosa conhecida como gelose ou ágarágar, utilizada pela indústria farmacêutica no fabrico de laxantes; é também empregada no preparo de gomas e como meio de cultura para bactérias.

 1.3 Divisão Phaeophyta (algas marrons ou pardas, feófitas ou feofíceas)

 São muito desenvolvidas e já apresentam rudimentos de órgãos, ainda que sem a estrutura verdadeira de raízes, caules e folhas. Contudo já revelam rizóides, caulóides e filóides.

 Algumas espécies alcançam mais de 10 metros de comprimento.

 Além da clorofila, possui a fucoxantina, um pigmento marrom que lhes dá a cor característica.

São muito usadas na China e no Japão para a alimentação humana. Na Europa algumas espécies servem de forragem para o gado. Nos EUA são empregadas como fertilizantes, pois são ricas em sais de potássio, sódio e iodo, constituindo-se em ótimo adubo para o solo.

Os exemplos mais conhecidos são os sargaços as laminárias e o gênero Fucus (Fucus vesiculosus).

 2. Divisão Bryophyta (briófitas ou muscíneas)

São vegetais minúsculos, com poucos milímetros de altura.

 Já apresentam uma estrutura orgânica definida, ainda que muito simples, pois ainda não são portadores de todos os órgãos que caracterizam uma planta superior.

São dotados de folhas, de um pequeno caule e de rizóides que servem para a absorção da água. Não possuem flores, sementes nem frutos.

Como não apresentam vasos condutores de seivas, a água e os nutrientes passam de célula a célula por difusão direta, abastecendo toda a estrutura.

 Reproduzem-se por metagênese ou alternância de gerações. Em seu ciclo de vida verifica-se a participação de gametas que dependem da água para que ocorra a fecundação. Nesse caso, o gameta masculino se desloca no meio líquido até o gameta feminino. A fase de esporófito é curta, enquanto a fase de gametófito é duradoura.

Os musgos são os espécimes mais significativos do filo.

3. Divisão Tracheophyta (traqueófitas: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas)

 Esta divisão engloba todos os vegetais que apresentam vasos condutores de seivas.

Pteridófitas

 Foram as primeiras plantas vasculares que apareceram na Terra.

Durante o Período Carbonífero, há 300 milhões de anos, elas dominaram a Terra, formando enormes florestas com espécies de grande porte.

São mais desenvolvidas do que as briófitas, pois já possuem raízes, caule (sempre do tipo rizoma) e folhas. Todavia não apresentam flores nem frutos.

Reproduzem-se por meio de esporos, no processo conhecido por metagênese. A fase de esporófito é duradoura, enquanto a fase de gametófito é passageira.

Dependem da água para a fecundação, pois os gametas masculinos precisam nadar até a oosfera (gameta feminino).

Os principais representantes são os fetos, avencas, samambaias e xaxins.

 Gimnospermas 

Abrangem todas as plantas traqueófitas dotadas de órgãos bem desenvolvidos como raízes, caule, folhas, flores (sem ovários) e sementes.

As gimnospermas (do gr. gymnos = nu e sperma = semente) possuem as sementes nuas; não existe a estrutura de um fruto envolvendo ou encobrindo a semente.

 Uma característica fundamental é a de não mais dependerem da água para sua reprodução, pois o grão de pólen (elemento reprodutor masculino) pode ser transportado para outra flor pelo vento ou pequenos animais (insetos, aves e moluscos), isso permite também que esses vegetais possam se propagar por todos os tipos de ambiente.

 As mais comuns entre nós são as coníferas.

Suas folhas são aciculares, ou seja, em forma de agulhas longas e verdes.

Suas flores são secas e grosseiras e se chamam cones ou estróbilos, e são formadas por folhas ou escamas. Os cones masculinos produzem grãos de pólen e os femininos produzem óvulos. Após a fecundação dos óvulos, o cone feminino se transforma em uma pinha repleta de sementes. Cada semente é um pinhão.

 As gimnospermas mais conhecidas são o pinheiro comum (Pinus silvestris), o cipreste (gêneros Cupressus e Thuya), o pinheiro-de-Natal (Criptomeria japonica), o cedro comum (Cedrus libani), os abetos ou pinheiro-do-Canadá (Abies balsamea) e a gigantesca e milenar sequóia (Sequoiadendron giganteum), a maior árvore do mundo, capaz de viver por cerca de 3 mil anos.

 No Brasil temos como único representante, a araucária ou pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia), que forma a mata de araucárias no sul do país.

 Angiospermas 

São as plantas mais evoluídas dos tempos atuais.

Possuem raízes, caule, folhas, flores e frutos com sementes.

 Suas flores são, geralmente, vistosas, coloridas, perfumadas e delicadas, e se constituem em estruturas destinadas a proteger os órgãos de reprodução – o androceu e o gineceu.

 A semente é protegida pelo fruto, que se forma a partir do desenvolvimento do ovário (do gr. aggeion = caixa, urna, vaso e sperma = semente).

O fruto contém substâncias nutritivas que irão enriquecer o solo onde a semente irá germinar.

De acordo com o número de cotilédones encontrados nas sementes, elas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas.

 As monocotiledôneas apresentam apenas um cotilédone em cada semente. O albúmen ou endosperma é bem desenvolvido e nutre o embrião nas suas primeiras fases de crescimento.

São exemplos importantes: as gramíneas (arroz, trigo, milho, capins, bambu, cana-deaçúcar); as palmeiras (carnaúba, babaçu, coco-da-bahia, dendê, buriti); as bromeliáceas (abacaxi, sisal, agave) e as musáceas (bananeiras). As dicotiledôneas apresentam dois cotilédones em cada semente que irão nutrir o embrião, pois o albúmen ou endosperma é pouco desenvolvido.

 São exemplos importantes: as leguminosas (pau-brasil, feijão, amendoim, soja, ervilha); as cucurbitáceas (abóbora, melancia, melão, pepino); o cafeeiro e a laranjeira.

 Estrutura da Flor 
 Verticilos florais protetores
 Cálice: sépalas
 Corola: pétalas
  Verticilos florais reprodutores
  Androceu: estames (filetes e anteras)
  Gineceu: carpelos ou pistilos (ovário, estiletes e estigmas) Estrutura do Fruto
  Pericarpo
  Epicarpo
 Mesocarpo Endocarpo
  Semente
  Tegumentos
 Amêndoa (albúmen e embrião)
 Polinização é o transporte do grão de pólen de uma flor para outra, pode ser feita pelo vento, pela água ou por animais.
 Fecundação é a união do núcleo espermático do pólen (gameta masculino) com a oosfera (gameta feminino).
A dispersão das sementes é feita pelo vento, água, animais ou pela própria planta.

NAS QUESTÕES DE 1 A 5, ESCOLHA A MELHOR ALTERNATIVA 

1. (PUC- RJ) Indique o grupo de vegetais que apresenta sementes:

 a. Pinheiro, leguminosas e gramíneas.
 b. Avencas, bromélias e cítricos.
 c. Samambaias, pinheiros e orquídeas.
 d. Leguminosas, algas e gramíneas.
e. Cítricos, cactáceas e cogumelos.

2. (Cefet-MG) Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas:

 a. Gimnospermas.
b. Coníferas.
c. Briófitas.
 d. Pteridófitas.
e. Angiospermas.

 3. Algumas plantas não possuem um tecido condutor especializado para o transporte de seiva bruta e elaborada. Chamamos essas plantas de avasculares. Que grupo de plantas não apresenta tecido condutor? 

a. Apenas as pteridófitas
b. As briófitas e pteridófitas
 c. Apenas as briófitas 7 A B C D E
d. Angiospermas
e. Gimnospermas

 4. A semente foi, sem dúvida, uma grande novidade evolutiva, ela garantiu maior proteção ao embrião, além de facilitar a dispersão das espécies. Qual grupo de plantas não apresenta sementes?

a. Briófitas e angiospermas
b. Briófitas e pteridófitas
 c. Pteridófitas e gimnospermas
d. Gimnospermas e angiospermas
 e. Pteridófitas e angiospermas

  5. Sabemos que os vegetais são seres autotróficos. Eles são capazes de produzir glicose utilizando gás carbônico e água em um processo denominado:

 a. Fermentação lática.
b. Fotossíntese
 c. Respiração celular
d. Respiração anaeróbia
 e. Fermentação alcoólica

RESPONDA

6. Entre as principais características do Reino Plantae (citado no texto), reescreva aquele que:

 a. Diz que os organismos pertencentes deste Reino são capazes de produzir sua própria energia.
 b. Diz que os organismos pertencentes deste Reino são seres vivos com muitas células e possuem núcleo organizado e diferenciado.
c. Diz que os organismos pertencentes deste Reino armazenam a energia obtida na forma de carboidrato.

7. Quais são os cinco tipos de seres vivos que são incluídos no Reino Plantae?

8. Quais são as Divisões do Reino Plantae que incluuem os seres vivos SEM vasos condutores de seivas e COM vasos condutores de seivas?

9. De acordo com o texto, quais as principais diferenças entre pteridófitas e gimnospermas.

10. Observe o desenho sobre a evolução das plantas e preenchas os quadros em branco EVOLUÇÃO

enviar atividades para o e-mail: aulasescolasestado@gmail.com

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