AURIDELIA SOCIOLOGIA


PROF. AURIDELIA - SOCIOLOGIA - 2ºE,2ºTA,3ºC e 3ºTA



ATIVIDADES PARA 2ºE e 2ºTA



TEMA: CONSTRUÇAO DA IDENTIDADE PELOS JOVENS.

A teoria da identidade social tem sua origem na psicologia social e busca compreender quais aspectos psicológicos unem um grupo e o que faz com que ele seja reconhecido enquanto tal por outros. Porém, esses grupos de pertencimento não são pequenos, mas em larga escala, por exemplo a identificação entre indivíduos e uma nação, uma raça ou uma religião, grupos que podem ser influenciados por relações interpessoais, mas que não parecem se desenvolver a partir da coesão interpessoais dessas relações.
As nações, por exemplo, não se constituem da união entre indivíduos, são cultural, social e historicamente impostas aos indivíduos pela socialização e pelo consenso que satisfaz ou não as necessidades individuais (TURNER,1977,520). porém apesar dos sacrifícios, das divisões, das diferentes questões, próprias dos indivíduos de uma nação, existe algo que cria um critério de identidade. Esse algo denominando “designação externa “ou seja, quando a união entre as pessoas de um grupo não se faz pela vontade de se unirem, mas porque são tratadas de forma homogênea por outros.

ATIVIDADE
1-O que é identidade cultural?

2-Nós nascemos com uma identidade cultural ou vamos adquirindo ao longo das nossas vidas? Explique com exemplos.

3-A família, a religião, os amigos, ou seja, os grupos aos quais pertencemos influenciam a formação da nossa identidade?

4-Sobre a identidade nacional brasileira: responda o que é ser brasileiro?

5- O que é identidade de grupo, ou seja, quais as complexidades novas trazidas pela interação entre vários polos no seio de uma mesma identidade? Até que ponto e legitimo usar uma expressão como consciência coletiva?







ATIVIDADES PARA 3ºC e 3ºTA



TEMA: PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS

A urbanização da sociedade aconteceu de forma desigual.  Os países considerando “centrais” assistiram primeiramente aos seus processos de urbanização. Apesar de outras civilizações antigas também apresentarem o seu espaço urbano. Com o processo de colonização e o conseguinte subdesenvolvimento, a urbanização nos países periféricos consolidou-se apenas em meados do século XX. Fruto da industrialização tardia desses países.
O fato é que os destinos dos processos de urbanização estão diretamente ligados à industrialização e todos eles apresentam problemas tanto de caráter social quanto de caráter ambiental, boa parte desses problemas não está ligada somente ao processo de urbanização em si, mas também à má distribuição de renda e as contradições sociais.

Atividade
1-As cidades, sobretudo as mais populosas, sofrem com uma grande variedade de problemas. Entre os problemas ambientais vividas nas cidades e causados exclusivamente pelas práticas humanas podem considerar: EXCETO:
A) A formação das ilhas de calor
B) A contaminação de ar
C) O fenômeno da inversão térmica
D) O surgimento das erosões

2-Diferencie cidade e município descrevendo os seus respectivos conceitos

3-(PUC) nos países industrializados a migração campo-cidade tem como causa fundamental:
A) carência de melhores condições sociais no campo
B) baixa produtividade agrícola
C) pressão demográfica no campo
D) Dificuldade de aquisição de terras
E) Liberação de mão-de –obra pela mecanização

4-(UFAC)A intensa a celerada da urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos entre os quais podemos destacar:
A) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições   de vida nos centros urbanos
B) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violências
C) Conflito e violência urbana luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural
D) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e no aumento do número de favelas e cortiços
E) Luta pela posse da terra falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos

5) O que são as chamadas megalópoles ou cidades globais. Dê dois exemplos.

6-Pesquisar o conceito de favelização, segregação urbana e enchentes

enviar atividades para o e-mail: auridelia20@hotmail.com







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA REGINA